Dezenove bombeiros e 48 brigadistas atuaram, nesta terça-feira (20 de agosto), no incêndio que destrói há três dias o Parque Nacional da Serra do Cipó, na região Central de Minas Gerais. A operação, que segue em andamento, continuará na próxima quarta-feira (21).
Confira as imagens que mostram o trabalho no local:
Imagens mostram a atuação do Corpo de Bombeiros no combate ao incêndio que destrói, há três dias, a Serra do Cipó. Quase 70 pessoas - entre militares e brigadistas - atuaram na região nesta terça (20), sendo que o trabalho intenso continua nesta noite. pic.twitter.com/VS4bcGKEbN
— O Tempo (@otempo) August 20, 2024
O fogo está destruindo a enorme área desde o último domingo (19), sendo que o Corpo de Bombeiros foi acionado até o local e combateu chamas que ameaçavam edificações, fora do parque nacional. Porém, no fim da noite do mesmo dia, a corporação voltou a ser acionada pela direção da unidade de conservação após serem descobertos focos dentro dela.
"Prontamente, o Corpo de Bombeiros mobilizou toda logística necessária para instalação de um Posto de Comando, objetivando o gerenciamento do combate terrestre e aéreo na região, com foco na proteção das comunidades ao redor", detalham os bombeiros.
Nesta terça, as chamas que avançavam em direção à Santana do Riacho, bem como às comunidades de Serra Morena e Mãe D’água, foram controladas pelos militares e brigadistas.
"O Corpo de Bombeiros permanece em contato com os órgãos estaduais e municipais envolvidos, e até o momento, tanto no entorno da Serra do Cipó, quanto nos demais incêndios florestais do Estado, não há orientação para que as pessoas deixem suas casas", completa a corporação.
Até o momento, o foco principal do incêndio está nas proximidades das comunidades de Serra Morena, Alto Palácio, Recanto do Ildeu e Mãe D’Água.
Outras 7 unidades de conservação estão em chamas
Ainda de acordo com o Corpo de Bombeiros, nesta terça-feira os militares da corporação atuavam em outras sete unidades de conservação, para além da Serra do Cipó.
Confira a lista dos locais dos combates:
- Monumento Natural Peter Lund (Cordisburgo)
- Monumento Natural Itatiaia (Ouro Preto)
- Parque Estadual Serra do Brigadeiro (Araponga)
- Monumento Natural Serra da Moeda (Moeda)
- APA Sul RMBH (Nova Lima)
- Refúgio de Vida Silvestre Libélulas da Serra de São José (Tiradentes)
- Parque Estadual Serra do Papagaio (Baependi)