Foi controlado, na manhã desta quarta-feira (21 de agosto), o incêndio que consumia o Parque Nacional da Serra do Cipó, na região Central de Minas Gerais, desde o último domingo (18). A informação foi confirmada pelo Corpo de Bombeiros e, também, pela direção da unidade de conservação. A área destruída estimada até agora é de 8.500 hectares, o que corresponde a 25% da cidade de Belo Horizonte, que tem cerca de 33 mil hectares.

Conforme a corporação, as chamas foram praticamente eliminadas ainda na noite de terça-feira (20), sendo que durante a madrugada desta quarta as temperaturas baixaram consideravelmente na região. 

Com isso, nesta manhã os bombeiros fizeram um voo sobre todo o parque para verificar a existência de novos focos. Apesar disso, militares do Corpo de Bombeiros e os brigadistas voluntários do parque seguem monitorando a região, uma vez que ainda existem materiais liberando fumaça, que são passíveis de reinício das chamas. 

Outras cinco unidades ainda estão em chamas

Ainda conforme o Corpo de Bombeiros, nesta quarta os militares ainda atuavam no controle de chamas em cinco das 95 unidades de conservação de Minas Gerais. 

Confira a lista: 

  • Monumento Natural Itatiaia (Ouro Preto) - Em andamento
    - Parque Estadual Serra do Brigadeiro (Araponga) - Em andamento
    - Monumento Natural Serra da Moeda (Moeda) - Em andamento
    - Refúgio de Vida Silvestre Libélulas da Serra de São José (Tiradentes) - Em monitoramento (controlado)
    - Gruta Rei do Mato - Em andamento

 

Foto mostra combate ao fogo na Gruta Rei do Mato / Bombeiros - Divulgação