O horizonte da capital mineira e de cidades da região metropolitana amanheceu, mais uma vez, com uma enorme "nuvem de fumaça" cobrindo o céu. O ar esfumaçado se assemelha a uma neblina e tem relação com os incêndios florestais e a concentração de poluentes. Nesta segunda-feira (26 de agosto), a Grande BH teve o alerta para tempo seco renovado.
Assista no vídeo abaixo uma visão área da fumaça na região, passando por Belo Horizonte, Nova Lima e Brumadinho. A capital está a 129 dias sem chuvas significativas, contados desde 19 de abril – o que representa a maior estiagem dos últimos 60 anos. O período atual só perde para o ano de 1963, quando BH ficou 198 dias sem registrar chuva. Os dados são do monitoramento do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
O horizonte da capital mineira e de cidades da região metropolitana amanheceu, mais uma vez, com uma enorme "nuvem de fumaça" cobrindo o céu. O ar esfumaçado se assemelha a uma neblina e tem relação com os incêndios florestais e a concentração de poluentes. Nesta segunda-feira… pic.twitter.com/gY5aQMQ0h4
— O Tempo (@otempo) August 26, 2024Reflexo dos incêndios florestais
Conforme noticiado por O TEMPO, o meteorologista do Inmet Lizandro Gemiacki, explicou que a causa do fenômeno da "nuvem de fumaça" tem relação com os incêndios florestais na Grande BH. “Como estamos em um período muito seco e já há dias sem chuva na região metropolitana de Belo Horizonte, é esperado que ocorram vários incêndios, mesmo que pequenos, em diversos pontos da região. Essa fumaça se acumula nos baixos níveis da atmosfera e se espalha por toda a região metropolitana. Portanto, essa condição meteorológica favorece a concentração de poluentes”, disse. (com Deanne Gherardi)
Alerta de tempo seco
O Inmet atualizou o alerta de tempo seco para 352 cidades de Minas Gerais, incluindo Belo Horizonte e a região metropolitana. A previsão é para índices de umidade relativa do ar abaixo de 30%, o que é considerado de risco à saúde respiratória. "Risco de incêndios florestais", acrescentou o órgão. A condição é esperada até às 19h de hoje (26 de agosto).
Recomendações para dias de baixa umidade
- Hidrate-se durante o dia;⠀
- Prefira alimentos leves e frescos, como saladas, frutas, carnes grelhadas, ao invés de frituras;⠀
- Durma em local arejado e umedecido por aparelhos umidificadores, ou ainda coloque uma bacia com água;⠀
- Evite atividades físicas ao ar livre e exposição ao sol entre as 10 e 17 horas;⠀
- Evite banhos com água muito quente, para não potencializar o ressecamento da pele. Se necessário, use hidratante;⠀
- Em caso de problemas respiratórios procure um especialista;
- Não provoque queimadas em lotes vagos, matas ou florestas. Em caso de incêndio avise imediatamente, ao Corpo de Bombeiros (193), Defesa Civil (199) ou Polícia Militar (190).