Três empresas de segurança privada que operavam ilegalmente em Uberaba, no Triângulo Mineiro, foram fechadas na manhã desta sexta-feira (9 de agosto), durante uma fiscalização da Polícia Federal (PF). A operação, que durou três dias, teve como objetivo encerrar as atividades de empresas que prestavam serviços de vigilância sem a devida autorização.

As empresas foram desmanteladas após a constatação de que não atendiam aos requisitos exigidos pela legislação brasileira, que regulamenta o setor de segurança privada.

Segundo a PF, essas empresas colocavam em risco a segurança dos contratantes, pois seus vigilantes não eram submetidos a avaliações de antecedentes criminais, nem a testes de aptidão física e psicológica.

Além disso, as empresas clandestinas não observam os requisitos mínimos de funcionamento previstos na legislação. No Brasil, somente empresas de segurança privada autorizadas pela Polícia Federal podem prestar serviços e contratar vigilantes.