Por conta da tempestade que atingiu a cidade de Ipatinga, no Vale do Aço, na madrugada deste domingo (12 de janeiro), o prefeito da cidade, Gustavo Nunes (PL), declarou situação de emergência. De acordo com o Corpo de Bombeiros, subiu para seis o número de mortes confirmadas, enquanto quatro pessoas ainda estão desaparecidas.

Conforme o decreto de situação de emergência, a cidade registrou mais de 80 milímetros de chuva em menos de uma hora. Com as precipitações, houve desmoronamentos em trechos de vias públicas, alagamentos, deslizamentos de terra, entre outras ocorrências.

A validade da declaração é de 180 dias. A partir da situação de emergência, os órgãos municipais passam a atuar sob a coordenação da Defesa Civil de Ipatinga. Servidores públicos e prestadores de serviço da administração municipal direta e indireta podem ser remanejados para atender às demandas prioritárias.

O Município também fica autorizado a adotar as medidas administrativas e assistenciais para atendimento da população afetada, como em relação à aquisição de insumos e materiais e/ou contratação de serviços.