A Defesa Civil emitiu um alerta de declínio de temperatura em Belo Horizonte. O aviso teve início nesta sexta-feira (4 de julho) e segue até a próxima terça-feira (8). Essa condição ocorre devido à atuação de uma massa de ar polar.

Nesta sexta-feira (4), a capital mineira registrou a quinta menor temperatura do ano. Os termômetros marcaram 11,3°C por volta das 5h45 no bairro Mangabeiras, na região Centro-Sul. A menor temperatura registrada neste ano foi de 8,1°C, às 6h40 do dia 12 de junho e, novamente, às 7h do dia 13 do mesmo mês.

Por causa da baixa temperatura, a Defesa Civil recomenda que a população redobre os cuidados com a hidratação. "Evite banhos com água muito quente, para não potencializar o ressecamento da pele. Se necessário, use hidratante", destacou o órgão. A recomendação também inclui o uso de agasalhos durante a prática de atividades físicas.

“Em ambientes fechados e com aglomeração de pessoas, mantenha as janelas abertas para ventilação. Isso pode evitar a propagação de doenças típicas desta época do ano. Procure um especialista em caso de problemas respiratórios”, finalizou.

Previsão do tempo

A temperatura deve continuar em queda em Belo Horizonte. Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os termômetros devem oscilar entre a mínima de 10°C e a máxima de 26°C entre sábado (5) e segunda-feira (7). Na terça-feira (8), a mínima prevista é de 9°C.