Chover tem sido o padrão em Belo Horizonte neste 2025. Foram poucos os dias sem precipitações em janeiro, e esta sexta-feira foi mais uma exceção, um dia após o temporal que causou alagamentos e estragos na cidade. A tendência é que o tempo permaneça aberto neste fim de semana.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), não há previsão de chuva no sábado (18 de janeiro) e no domingo (19). Para os dois dias, a previsão é de poucas nuvens, com mínima de 19°C e máxima de 32°C.
A chuva só deve retornar na terça-feira (21 de janeiro), quando há previsão de muitas nuvens, com pancadas de chuva isoladas.
Com a redução das chuvas, as temperaturas devem subir. Além disso, o tempo ficará mais seco, com umidade relativa do ar mínima na casa dos 40%, o que alerta para a necessidade de cuidado com a hidratação, principalmente à tarde.
Conforme dados apurados nos monitoramentos de chuva disponibilizados pela Defesa Civil, só não choveu em Belo Horizonte em três dias de janeiro: 10, 15 e 17.
Chuva causa estrago em BH
A forte chuva que atingiu Belo Horizonte na quinta-feira (16) deixou um cenário de destruição, alagamentos e transtornos. O temporal, que durou cerca de duas horas, causou problemas em diversas regiões da capital.
Na avenida Tereza Cristina, um dos pontos mais críticos, o ribeirão Arrudas transbordou, alagando a via. O asfalto foi destruído em vários trechos, placas de trânsito caíram, e entulhos ficaram espalhados.
Na região Norte de Belo Horizonte, a avenida Vilarinho, conhecida pelos frequentes alagamentos, voltou a ser cenário de momentos de apreensão. Passageiros de um ônibus precisaram subir no teto do veículo para escapar da água.
O Anel Rodoviário de Belo Horizonte também registrou diversos pontos de alagamento, especialmente nos encontros com as avenidas Dom Pedro II e Presidente Carlos Luz.