Em meio ao calor intenso e à previsão de mais um recorde de altas temperaturas nos termômetros em Belo Horizonte, usuários do transporte público enfrentam ônibus lotados, sem janelas e com falhas no ar-condicionado. Isso, sem mencionar os atrasos, que aumentam ainda mais o estresse.

Esse é o caso da professora Sandra Helena, de 44 anos, moradora do bairro Carlos Prates, na região Noroeste de BH, que utiliza a linha 4034 (Novo Dom Bosco/Savassi). Sandra, que nasceu em BH e usa o transporte coletivo da capital desde a infância, acredita que, considerando o valor alto da tarifa (R$ 5,75), a qualidade dos veículos deveria ser melhor.

“Às vezes, utilizo ônibus que estão quebrados, com o ar-condicionado sem funcionar e as janelas todas fechadas. A infraestrutura poderia ser bem melhor em relação ao que cobram de tarifa. E, nesse calorão, o passageiro fica estressado, cansado e impaciente em meio à superlotação. Há vezes que o ônibus passa direto e tenho que ficar um bom tempo esperando aqui no ponto”, afirmou.

A aposentada Silma Fernandes, de 80 anos, mora no bairro Caiçara, também na região Noroeste da capital, e usa as linhas 4107 (Alto Caiçara/Serra) e 9403 (Paraíso/Caiçara) há 15 anos. Natural de Sete Lagoas, Silma afirma que alguns veículos do transporte coletivo de BH são bons, mas o calor intenso ainda gera desconforto.

“Pelo valor que é pago na tarifa e nos impostos, poderia ter mais conforto nos ônibus. Os veículos que eu pego não são tão ruins, são até bons. Porém, nesse calorão, ainda é desconfortável por conta da lotação em horários de pico”, ressaltou.

Posicionamento do Setra BH

O Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belo Horizonte (Setra BH) informou que, desde janeiro de 2023, a frota de ônibus da capital foi significativamente modernizada, com a incorporação de mais de 1.000 novos veículos – o que representou um aumento de cerca de 37,43% na quantidade de ônibus em circulação. Além disso, a idade média da frota foi reduzida, e o número de viagens diárias aumentou para 24.000, atendendo à crescente demanda por transporte público de qualidade.

O Setra destacou que reclamações sobre atrasos e lotação estão frequentemente associadas a fatores externos, como os intensos congestionamentos de Belo Horizonte, especialmente nos horários de pico. A falta de infraestrutura viária adequada, como corredores exclusivos para ônibus, piora a situação, assim como eventos pontuais, como obras, acidentes e fortes chuvas.

“É importante esclarecer que a orientação às empresas é que os veículos circulem com o ar-condicionado ligado e com a temperatura ajustada para 22 graus. Porém, em períodos de verão, que alternam entre momentos de fortes chuvas e temperaturas muito altas, os aparelhos podem sofrer condensação ou demorar um pouco mais para se ajustar à temperatura ambiente elevada”, explicou o sindicato.

O Setra BH também incentivou os usuários a registrarem denúncias sobre falhas no atendimento ou nos equipamentos pelo telefone 0800-283-7045, informando a linha, o número do veículo, o local, a data e o horário.

A Prefeitura de Belo Horizonte foi procurada pela reportagem, mas não respondeu até o momento.

Trens com ar-condicionado aliviam passageiros do metrô em BH

Enquanto isso, a circulação de trens novos, modernos e com ar-condicionado no metrô de Belo Horizonte traz alívio para os passageiros durante o calor intenso, apesar da presença de trens mais antigos na frota.

O aposentado Nilton Manoel da Silva, de 80 anos, utiliza o metrô desde sua inauguração em 1986. Ele relembra que, no início, o calor era um desafio maior para os passageiros, mas as melhorias nas estações e nos trens trouxeram mais conforto.

“Os trens mais velhos, que estão em circulação desde o início, não têm ar-condicionado, e as janelas são pequenas, dificultando a ventilação – o que é complicado em dias de calor intenso. Mas as estações reformadas ficaram ótimas, agora temos bebedouros com água gelada. Melhorou bastante. Além disso, dou sorte e sempre pego os trens com ar-condicionado, que são muito mais confortáveis”, comentou Nilton.

O vendedor José Pereira, de 71 anos, que chegou a Belo Horizonte em 1980, também destaca os benefícios dos trens mais novos. “Apesar de cheio em alguns horários, o metrô é muito bom, pois é mais rápido e não demora tanto quanto o ônibus. Os trens com ar-condicionado são um grande alívio nesse calor”, afirmou.

A Metrô BH também foi procurada pela reportagem, mas não emitiu um posicionamento até o fechamento desta edição.