Uma nova etapa da revitalização do metrô de Belo Horizonte terá início neste sábado (25 de janeiro), com duração de nove dias. Durante esse período, os intervalos entre os trens nos dias úteis serão dobrados, chegando a 16 minutos, e os passageiros precisarão realizar baldeação na estação Carlos Prates. Essas mudanças temporárias têm causado transtornos e superlotação há dois anos, e ainda há um longo caminho pela frente. O prazo para a concessionária Metrô BH concluir todas as intervenções na linha 1 é março de 2027.
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Conforme o gerente de Engenharia de Operação e Manutenção do Metrô BH, Aloísio Viana, as obras estão sendo realizadas em quatro etapas. A primeira já foi concluída (entre março de 2023 até março de 2024), e a segunda está chegando ao fim (de abril de 2024 até março de 2025). O cronograma das intervenções, no entanto, segue por mais dois anos.
O que está sendo feito nesta revitalização do Metrô BH?
As obras que estão causando baldeações e o aumento do intervalo entre os trens do metrô fazem parte da revitalização da via permanente, ou seja, da pista de rolagem. A intervenção inclui a substituição dos trilhos, dos aparelhos de mudança de via (AMVs) e dos lastros, aquela camada de pedra britada que sustenta os trilhos. “É necessário demolir toda a linha do metrô para reconstruí-la. Por isso, durante as obras, os trens precisam operar em uma única via, o que provoca mudanças no embarque e desembarque dos passageiros", explica Aloísio Viana.
Durante o período de intervenção, cerca de 82 trabalhadores atuam ininterruptamente, em escalas de 12 horas de trabalho por 12 horas de descanso. Nesta próxima etapa, serão revitalizados 148 metros de trilhos entre as estações Lagoinha e Carlos Prates.
Qual o motivo para a revitalização estar sendo feita agora?
De acordo com o gerente de Engenharia de Operação e Manutenção do Metrô BH, Aloísio Viana, entre as intervenções da segunda etapa das obras, a realizada em janeiro é a que mais impacta os passageiros. Por isso, o mês de férias foi escolhido para sua execução. “Somente esta fase exigirá um intervalo de 16 minutos entre os trens. Optamos por janeiro, período de férias, quando há uma redução de 20% no número de usuários. Assim, minimizamos o impacto, dentro do possível”, afirma.
Como essa revitalização vai melhorar o metrô de BH?
O gestor Aloísio Viana argumenta que as obras irão melhorar o conforto e a segurança das viagens de metrô. “Alguns trechos da linha foram implantados há 40 anos. Com o tempo, a condição dos trilhos se deteriora, e trincas começam a aparecer. Portanto, essas intervenções irão aprimorar a condição de rolagem dos trens, além de reduzir o ruído durante as viagens. Trata-se de conforto tanto físico quanto sonoro”, destacou.
O metrô de BH vai ficar mais rápido?
Viana afirma que a concessionária Metrô BH pretende reduzir o tempo de viagem entre as estações Vilarinho e Eldorado, porém esse é um projeto de longo prazo que envolve diversas outras intervenções. “Esta revitalização está mais relacionada à segurança. No entanto, estamos implementando outras iniciativas, como a substituição da frota por trens mais modernos e a modernização da rede elétrica, o que, a longo prazo, resultará na redução do tempo de trajeto”, afirmou.
Obras no metrô: veja prazos
- Revitalização da via permanente: março de 2027
- Reforma de todas as estações da Linha 1: março de 2026
- Início da operação da Linha 2 do metrô (de Nova Suíça até o Barreiro): março de 2029 – a empresa tenta adiantar para 2028