Os passageiros do metrô de Belo Horizonte que fazem o percurso da estação Vilarinho, em Venda Nova, para a estação Central, no Centro-Sul, terão duas opções de trens diferentes, sem necessidade de baldeação, durante os dias úteis de intervenções nos trilhos — de 27 a 31 de janeiro. A medida é uma novidade que será testada pela concessionária Metrô BH após as reclamações de demora e superlotação dos trens e estações nos períodos de obras, em andamento há dois anos.

+ Confira aqui como ficará a operação do transporte durante a revitalização do sistema.

A partir da próxima segunda-feira (27 de janeiro), nos horários de pico — das 6h às 8h30 e das 16h30 às 19h —, sairá da estação Vilarinho um trem exclusivo para o percurso até a estação Central. O veículo fará todas as paradas até a região Centro-Sul, mas não seguirá até a estação Eldorado, em Contagem. Ou seja, os passageiros não chegam até a estação Carlos Prates, onde ocorrerá a baldeação. Além disso, o intervalo entre esses trens será de 8 minutos, enquanto aqueles com destino à Eldorado partirão a cada 16 minutos, o dobro do tempo usual.

Os passageiros também poderão optar pelo trem convencional, que para em todas as estações até a Eldorado, mas terão que dividir o veículo com um número maior de pessoas que precisam chegar às plataformas posteriores. Conforme o Metrô BH, neste mês de janeiro, a média é de 70 mil passageiros do metrô diariamente.

“Nós percebemos que o metrô tem uma movimentação pendular. Pela manhã, a maioria dos passageiros embarca na Vilarinho e desembarca na Central. Por isso, foi criada essa alternativa, de trens saindo a cada 8 minutos, exatamente para esse percurso. Essa medida deve reduzir a lotação nas plataformas”, afirmou o gerente de Engenharia de Operação e Manutenção do Metrô BH, Aloísio Viana.

Nas estações, como será possível diferenciar os trens?

De acordo com o gerente de Operação, Frank Ferreira, a concessionária reforçou a equipe e as sinalizações para garantir que os passageiros sejam informados sobre a diferença entre os dois trens que partirão da estação Vilarinho nos horários de pico. “Haverá avisos sonoros nas estações e comunicados pelo microfone do maquinista já dentro do trem, informando o destino da viagem. Além disso, haverá sinalizações visuais, e equipes da concessionária estarão presentes em todas as plataformas com megafones para orientar os usuários”, explicou.

A revitalização da Linha 1 do metrô de BH tem finalização prevista para março de 2027, mas a empresa diz que estuda entregar a obra “no menor prazo possível”. 

Veja o cronograma das viagens de metrô durante as obras:

Finais de semana (25/01, 26/01, 01/02, 02/02): 

  • O intervalo entre as viagens será de 24 minutos.  Não haverá baldeação. Nas estações Calafate, Carlos Prates e Lagoinha, os trens irão circular em uma só via.

Dias úteis - horários de pico (das 6h às 8h30 e das 16h30 às 19h):

  • Da Estação Central à Estação Eldorado: o intervalo entre os trens será de 16 minutos. Baldeação na Estação Carlos Prates. Embarque por uma só via na Estação Lagoinha.
  • Da Estação Vilarinho à Estação Central: intervalo entre trens de 08 minutos. 
  • Atenção: Da Estação Vilarinho, haverá tanto trens com destino à Estação Eldorado, quanto trens com destino à Estação Central. Os clientes devem observar o letreiro, acima do parabrisa dos trens, antes de embarcar. 

Dias úteis - demais horários: 

  • Intervalo entre os trens de 16 minutos. Baldeação na estação Carlos Prates. Embarque por uma só via na Estação Lagoinha.