A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) definiu o dia 2 de fevereiro como a data limite para os estudantes beneficiários do Passe Livre Estudantil renovarem o recebimento do benefício. Conforme orientação da PBH, o processo é realizado de forma virtual, por este link, e deve ser feito por todos que desejam continuar a receber o benefício, mesmo que não tenham mudado de escola ou de endereço.
De acordo com a prefeitura, em 2024, mais de 15 mil estudantes foram contemplados pelo Passe Livre Estudantil. Em 2025, até o momento, o órgão apontou que 5.979 já realizaram a renovação e terão os documentos analisados nos próximos dias.
A PBH ressalta que, para os estudantes que ainda não são beneficiários do Passe Livre, o prazo para novas inscrições começa em 3 de fevereiro, também por meio do sistema do Passe Livre Estudantil.
Como ser aprovado e receber o benefício?
Para o estudante receber o benefício, após a renovação ou nova inscrição, o cadastro é analisado pela equipe do Passe Livre, que verifica a documentação. Se estiver tudo correto, o cadastro é enviado para a área responsável pelo transporte público para verificação das linhas de ônibus/metrô. Feita a aprovação, o estudante recebe instruções, no site do Passe Livre, para a confecção do cartão BHBus que deve ser utilizado para acessar o benefício.