Uberlândia, no Triângulo Mineiro, é a quarta cidade de Minas Gerais a contar com a tecnologia da Defesa Civil criada para alertar moradores sobre fenômenos extremos, como tempestades. O recurso, denominado Defesa Civil Alerta, já é usado com recorrência em Belo Horizonte, a segunda cidade do Estado a implementá-lo.
Inicialmente, o serviço foi testado em Indianópolis, também no Triângulo Mineiro. Depois, chegou a Belo Horizonte, em dezembro de 2024, seguido por Sabará, na região metropolitana. Agora, Uberlândia se junta a essa lista.
Como funciona
A ferramenta envia alertas via tecnologia Cell Broadcast, que transmite mensagens diretamente aos celulares das pessoas presentes em áreas de risco, como regiões sujeitas a alagamentos, enxurradas, deslizamentos de terra ou outros desastres naturais.
Diferente das mensagens SMS, os avisos aparecem sobrepostos ao conteúdo que estiver sendo acessado no celular e, em situações de maior gravidade, podem ser acompanhados de um sinal sonoro semelhante ao de uma sirene.
Teste
Na próxima sexta-feira (31 de janeiro), entre 12h e 13h, a Prefeitura de Uberlândia fará o primeiro teste do sistema, enviando o aviso para toda a cidade. A ação será coordenada pela Secretaria Municipal de Segurança Integrada, em parceria com a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec MG).
O sistema Defesa Civil Alerta não exige cadastro prévio, e os alertas são enviados de forma geolocalizada, diretamente para os celulares presentes em áreas afetadas. A ferramenta classifica os alertas em dois níveis: severo, que dá mais tempo para a população se preparar, e extremo, caracterizado por ameaças imediatas à vida e à propriedade, demandando ações de proteção urgentes.