Confira as denúncias recebidas pelo Panelaço, na edição do Super Notícia (03/01).
Buraco “renasce” no bairro Sagrada Família, na capital mineira
Meu nome é Gláucio Mota, tenho 50 anos, sou enfermeiro e moro no bairro Sagrada Família, na região Leste de BH. Meu Panelaço é sobre um problema na rua Costa Monteiro, na altura do número 157. Por causa das chuvas, o asfalto cedeu e abriu um buraco ao lado da calçada, no domingo (22). Desde então, o problema não foi resolvido, e o buraco só aumenta. Está muito perigoso para motoristas e pedestres. O pior é que em 2023, exatamente no período chuvoso, houve a mesma coisa, e até um caminhão caiu no buraco. Na última sexta-feira (27), a Copasa foi até o local, mas não houve resolução. Até a sinalização de segurança fui eu que coloquei.
Já cobrei dos órgãos competentes, e todos ficam em um jogo de empurra de responsabilidade. Ninguém mais sai com carro da garagem, e o tamanho do buraco já ameaça a estrutura do muro do prédio. Ninguém assume o problema.
Resposta:
De acordo com nota da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), uma equipe da Defesa Civil foi ao local em 26 de dezembro, às 20h28, e constatou processo erosivo de grande proporção. Foi identificada uma cratera na via pública, próximo à entrada do imóvel de número 157 na rua Costa Monteiro, com abertura de aproximadamente 3 m e profundidade estimada em 2 m. “O risco de evolução é alto devido ao período de chuvas, representando perigo para veículos e pedestres”, diz o texto.
Acionada para as providências necessárias, a Copasa informou que foi concluído no sábado (28) o serviço de abatimento de vala no local. A recomposição dos pavimentos de passeio e asfalto será realizada assim que houver condições climáticas favoráveis, segundo a companhia. A BHTrans sinalizou o local. Questionado se o serviço foi de fato feito, Gláucio Mota confirmou.
Entulho misterioso causa transtorno em avenida do bairro Glória, em BH
Mariana Dias, de 29 anos, moradora do bairro Glória, na região Noroeste de Belo Horizonte, trouxe à tona uma preocupação em seu Panelaço sobre a situação do canteiro central da avenida Amintas Jacques de Morais.
Segundo ela, o local está tomado por entulho ao longo de toda a… pic.twitter.com/hgGAhIKFsV
Meu nome é Mariana Dias, tenho 29 anos, moro no bairro Glória, na região Noroeste de Belo Horizonte, e meu Panelaço é sobre a situação do canteiro central da avenida Amintas Jacques de Morais. O local está cheio de entulho, de ponta a ponta, e não fazemos ideia do que seja: se é de alguma obra da prefeitura, se foi levado pela chuva... O que a gente sabe é que há risco para os pedestres que passam na via, que podem acabar se machucando, e também para motoristas, que ficam muito perto de se acidentar.
Resposta:
A Subsecretaria de Zeladoria Urbana (Suzurb) esclareceu, em nota, que está em andamento a revitalização do canteiro central da avenida Amintas Jacques de Morais e que estão sendo feitas a demolição e a retirada de entulhos em alguns trechos. Com investimento de R$ 1,9 milhão em recursos próprios da prefeitura, as intervenções foram iniciadas em novembro e abrangem extensão de 2 km. O projeto inclui plantio de árvores como ipês-amarelos, quaresmeiras e magnólias, além da gramação do espaço. A revitalização também contempla a pista de caminhada e a pracinha no cruzamento com a avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, com adição de bancos, pergolados e adequações de acessibilidade nas calçadas adjacentes.
Bairros Caiçara e Padre Eustáquio, em BH, têm lixo nas ruas mesmo em dias sem coleta programada
Leitor do Super Notícia reclama de moradores dos bairros Caiçara e Padre Eustáquio, ambos na região Noroeste de BH, que insistem em colocar lixo na rua sem o cuidado de observar o dia da coleta nem se preocupar em deixar espaço para o pedestre passar. No caso da rua Piracicaba, na altura do número 825, Caiçara, a situação já foi alvo de queixa no Panelaço, mas, na altura do número 865, em calçada do mesmo condomínio – nas duas ocasiões, não havia programação de recolhimento de resíduos no local. Já na rua Cesário Alvim, 620, Padre Eustáquio , a foto, feita em dia de coleta, mostra o lixo depositado de forma descuidada, o que atrapalha a circulação na calçada.
Resposta:
A PBH informou, por meio de nota da Superintendência de Limpeza Urbana (SLU), que a coleta domiciliar de resíduos na rua Piracicaba, no bairro Caiçara, é realizada às terças, às quintas-feiras e aos sábados, no período noturno; e na rua Cesário Alvim, no bairro Padre Eustáquio, às segundas, às quartas e às sextas-feiras, também no período noturno.
Nos dois casos, os resíduos devem ser expostos na calçada, devidamente acondicionados, sem obstruir a passagem de pedestres, somente a partir das 19h do dia de coleta, para que permaneçam o menor tempo possível em vias públicas. Descartar resíduos de forma indevida pode gerar autuação e multa, destaca o texto. Para saber os dias da coleta domiciliar em toda a cidade, basta acessar pbh.gov.br/coletadomiciliar.