Em meio ao fim de janeiro chuvoso, Minas Gerais deve ter uma mudança em fevereiro. A tendência é de que o próximo mês tenha dias de escassez e altas temperaturas. Essa alteração, no entanto, só deve ocorrer a partir da próxima semana. Pelo menos até segunda-feira (3), há previsão de chuva, mas com redução gradativa do volume de água.
Nesta quinta-feira (30 de janeiro), Belo Horizonte registrou chuva forte pelo quinto dia consecutivo. Ao longo da semana, moradores contabilizaram diversos estragos. Quedas de árvores prejudicaram o fornecimento de energia elétrica, e alagamentos causaram lentidão em diversas vias.
Conforme o meteorologista Ruibran dos Reis, fevereiro deve ser de menos chuva. Essa redução está associada ao enfraquecimento do fenômeno La Niña, que torna as águas do Oceano Pacífico, na altura do Equador, mais frias e favorece o avanço de frentes frias pela região Sudeste. “A tendência é de que o fenômeno esteja em neutralidade em fevereiro”, explica.
Com isso, em Belo Horizonte, por exemplo, as chuvas devem ficar dentro da média em fevereiro, que é de 125 milímetros. “Também devemos ter o que chamamos de veranico, com temperaturas bastante altas e uma sequência de 10 a 15 dias sem chuva”, acrescenta.
Interior de MG
As cidades mais próximas a São Paulo, como municípios do Sul de Minas e de parte do Triângulo Mineiro, devem concentrar as maiores chances de chuva para fevereiro, enquanto a tendência é de redução das precipitações no restante do Estado.
Ainda assim, fevereiro segue como um mês do período chuvoso. Ou seja, chuvas intensas, em especial temporais, podem seguir ocorrendo.
Previsão do tempo para os próximos dias em BH:
- Sexta-feira (31): Mínima de 16°C, máxima de 28°C. Muitas nuvens com possibilidade de chuva isolada.
- Sábado (1º): Mínima de 17°C e máxima de 28°C. Nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas.
- Domingo (2): Mínima de 17°C e máxima de 29°C. Muitas nuvens com pancadas de chuva isoladas.
- Segunda-feira (3): Mínima de 17°C e máxima de 30°C. Muitas nuvens com pancadas de chuva e trovoadas isoladas.
Fonte: Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet)