Os usuários do metrô de Belo Horizonte relataram que precisaram enfrentar trens e estações lotados, na manhã desta segunda-feira (6 de janeiro), no primeiro dia útil após o início das obras de revitalização do sistema, iniciadas no sábado (4). Por conta das intervenções, o tempo entre as viagens é maior, de 16 minutos. A concessionária argumentou que a medida é necessária para a continuidade das intervenções.

+ Metrô de BH começa 2025 com intervalos maiores entre as viagens

Normalmente, nos horários de pico, o intervalo entre os trens é de 7,5 minutos. A mudança nos horários das viagens acontece pelo menos até o próximo dia 12 de janeiro, conforme a Metrô BH, empresa que administra o transporte sobre trilhos na capital mineira. 

"A coisa aqui está pior do que eles previram. Muito cheio", disse uma usuária, que preferiu não ser identificada. Nas redes sociais, outro passageiro também reclamou da situação encontrada nesta segunda. "Retiro tudo de bom que falei sobre o metrô de BH", escreveu. 

Em um vídeo compartilhado por outro usuário do metrô, é possível ver um trem completamente abarrotado de gente logo nas primeiras horas da manhã. As imagens foram publicadas às 6h40. 

Assista: 

O que diz a Metrô BH na íntegra? 

"O Metrô BH informa que o aumento do fluxo de clientes nas plataformas das estações e no interior dos trens se deve à alteração do intervalo entre as composições, que está em 16 minutos, ao invés dos 7,5 minutos habituais. Essa medida é necessária para a continuidade das obras de revitalização da via do sistema e será adotada durante todo o período de 04 a 12 de janeiro.

Em tempo, a Concessionária reforça que as intervenções acontecem de forma ininterrupta durante o período supracitado e o planejamento leva em conta as férias escolares, como informado no release enviado no dia 30/12/24, também em anexo."

As mudanças

As "obras de revitalização do sistema", segundo a empresa, acontecerão entre os dias 4 e 12 de janeiro de 2025. Com isso, o intervalo entre os trens será aumentado no período para "obras de revitalização" do sistema. 

Segundo a concessionária, será realizada uma atividade ininterrupta de revitalização na via dos trens entre as estações Central Supermercados BH e Santa Efigênia. O intervalo entre as viagens será de 16 minutos, de 5h15 às 23h. 

"Na Estação Santa Tereza e Santa Efigênia, o embarque e o desembarque dos clientes ocorrerão somente em um lado da plataforma. Na Estação Central Supermercados BH, os trens com sentido à Estação Vilarinho irão passar pela via do meio", detalhou a empresa.

No período da operação especial, não haverá baldeação. Os passageiros terão acesso a avisos visuais e sonoros informativos sobre os embarques, bem como contarão com funcionários do Metrô BH os orientando.