Uma forte chuva provocou a inundação de casas e deixou famílias desabrigadas em Mantena, na região do Rio Doce, Minas Gerais. As precipitações foram registradas entre a noite dessa terça-feira (7 de janeiro) e a madrugada de quarta-feira (8 de janeiro). A cidade está em alerta para novos temporais, conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
O coordenador da Defesa Civil do município, Ramon Laurindo, informou que cerca de dez famílias foram desalojadas. "Realizamos o resgate de famílias que ficaram ilhadas", afirmou.
Em 24 horas, foram registrados 124 milímetros (mm) de chuva no município. "Tivemos muita água em Mantena. É Deus quem manda, e nós agradecemos. A população pode contar comigo. Vamos tomar as decisões necessárias para resolver as consequências da enchente. A Defesa Civil está mobilizada, e vamos cuidar das pessoas", declarou o prefeito Gentil Mata da Cruz (Republicanos).
Durante a quarta-feira, equipes da prefeitura visitaram a zona rural do município para levantar os impactos das chuvas sobre os agricultores. Durante o trajeto, veículos atolados foram retirados com o auxílio de tratores.
Mais chuva
Mantena está entre as 122 cidades sob alerta vermelho, o mais severo, do Inmet. O aviso é válido até a manhã desta quinta-feira (9 de janeiro).
A área do alerta vermelho que pode ser afetada por chuvas intensas inclui municípios dos vales do Rio Doce, Mucuri e Jequitinhonha, do Norte de Minas e da região metropolitana de Belo Horizonte.
Com as tempestades, há grande risco de alagamentos, transbordamento de rios e deslizamentos de encostas nessas áreas, alerta o Inmet. O volume de chuva pode superar os 100 milímetros por dia.
Com informações de Gabriel Rezende