A Polícia Civil de Minas Gerais deflagrou nessa quarta-feira (3 de julho) a operação Favo de Mel II em Andrelândia, no Sul do Estado. Um homem de 30 anos foi preso. Ele é apontado como um dos principais suspeitos de furto de colmeias na região, conhecida por sua expressiva produção apícola.
A ação policial é um desdobramento da primeira fase da operação, realizada no dia 27 de maio, quando a PCMG recuperou mais de 50 colmeias levadas de propriedades rurais no município. À época, a investigação identificou os locais em que as colmeias furtadas eram guardadas.
A investigação seguiu e levantou que os crimes causaram prejuízos consideráveis a diversos apicultores da região. Por conta disso, a Polícia Civil pediu a prisão preventiva do suspeito, com o mandado sendo cumprido nessa quinta-feira.
Segundo o delegado Lucas Terrão, a prisão representa mais um passo importante no enfrentamento desse tipo de delito, que atinge diretamente pequenos produtores. “A subtração dessas colmeias compromete o sustento de muitas famílias que dependem da apicultura. Nosso trabalho permanece para que todos os envolvidos sejam responsabilizados”, destaca. Após os procedimentos na Delegacia de Polícia Civil em Andrelândia, o investigado foi encaminhado ao sistema prisional, ficando à disposição da Justiça.