Uma nuvem de chuva cobriu o céu do bairro Castelo, na região da Pampulha, em Belo Horizonte, no início da noite deste domingo, Dia de Finados (2/11). O fenômeno escureceu o céu momentos antes da chegada das primeiras precipitações. Moradores relataram ainda que uma ventania anunciou o temporal.
Uma nuvem de chuva cobriu o céu do bairro Castelo, na região da Pampulha, em Belo Horizonte, no início da noite deste domingo, Dia de Finados (2/11). Segundo o monitoramento da Defesa Civil, as precipitações já começaram na região, com volume moderado de chuva. Nas regiões… pic.twitter.com/fyxKZGi7Ky
— O TEMPO (@otempo) November 2, 2025
Uma chuva extremamente forte atinge as regiões da Pampulha e do Barreiro de Belo Horizonte. Conforme o monitoramento em tempo real da Defesa Civil Municipal, os bairros das regionais recebem mais de 1 mm de chuva por minuto, o que é considerado intenso. Se essa taxa se mantiver, por exemplo, em uma hora, o volume será superior a 60 mm – quantidade que pode causar alagamentos.
— Defesa Civil de Belo Horizonte (@defesacivilbh) November 2, 2025
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também divulgou alerta de tempestade que atinge a capital mineira. Novembro é, historicamente, um dos meses mais chuvosos em Belo Horizonte.
BH está sob alerta
A capital está sob alerta de pancadas de 50 mm a 70 mm, o que é considerado um volume de chuva intenso, até às 8h desta segunda-feira (3/11). Caso esse volume total se concretize, é equivalente a quase 30% dos 236 mm previstos para todo o mês de novembro. O temporal pode ser acompanhado de raios e rajadas de vento de até 50km/h.
16h58 - Possibilidade de pancadas de chuva, de intensidade moderada a forte, no decorrer destas 3 horas. Recomenda-se atenção dos motoristas e pedestres. Agora faz 27,1 °C e 52% de umidade relativa do ar.@prefeiturabh @BHMobilidade @Bombeiros_MG pic.twitter.com/XWAeYe5WyR
— Defesa Civil de Belo Horizonte (@defesacivilbh) November 2, 2025
Recomendações da Defesa Civil para durante a chuva:
- Redobre a sua atenção! Evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos ou perto de córregos e ribeirões nos momentos de forte chuva.
- Não atravesse ruas alagadas nem deixe crianças brincando nas enxurradas e próximo a córregos.
- Não se abrigue nem estacione veículos debaixo de árvores.
Atenção especial para áreas de encostas e morros. - Nunca se aproxime de cabos elétricos rompidos. Ligue imediatamente para CEMIG (116) ou Defesa Civil (199).
- Se notar rachaduras nas paredes das casas ou o surgimento de fendas, depressões ou minas d’água no terreno, avise imediatamente a Defesa Civil.
- Em caso de raios, não permaneça em áreas abertas nem use equipamentos elétricos.