Integrando o programa Vila Viva Taquaril, 72 unidades habitacionais foram entregues nesta segunda-feira (17 de fevereiro) no Residencial Olaria, no bairro Granja de Freitas, região leste de Belo Horizonte. O empreendimento conta com quatro blocos de apartamentos, com 18 unidades de dois dormitórios em cada bloco. Conforme a prefeitura, os apartamentos serão voltados para famílias de baixa renda, em especial, as que foram removidas de áreas com risco geológico.
O investimento foi de R$ 8,5 milhões, provenientes do Fundo Municipal de Habitação Popular. Antes das novas 72 unidades, outras 36 já haviam sido entregues, com apartamentos de três quartos. Com as novas moradias, o Residencial Olaria contará com 108 unidades, sendo que cada uma tem valor estimado de R$ 120 mil.
Na manhã desta segunda, o prefeito em exercício, Álvaro Damião (União), entregou as chaves das moradias para quatro famílias. Conforme Damião, outras unidades também estão previstas para serem construídas, considerando que, no final de 2024, a prefeitura assinou o projeto para mais 2 mil moradias.
"São pessoas que se cadastraram durante um longo processo, e vão sendo habilitadas a receberem a moradia", diz Damião. "Sempre que as pessoas me vêem indo para Brasília, por exemplo, um dos motivos é esse: buscar recursos para poder construir casa própria para as pessoas que não têm."
Carlos Prates
Questionado sobre a área do antigo aeroporto do Carlos Prates, na região Noroeste de Belo Horizonte, Damião disse que o projeto está dentro do previsto. A intenção é construir 4.500 apartamentos, sendo que 70% seriam destinados a projetos de interesse social e outros 30% (cerca de 1.300), poderiam ser comercializados livremente pela administração municipal. A expectativa é que as intervenções sejam concluídas até 2030.
"Algumas (obras) já estão sendo entregues, como postos de saúde. Não é só entregar as moradias, a gente tem que adaptar e preparar todo o espaço para receber essas moradias e, consequentemente, as pessoas que vão morar ali. Está tudo dentro do processo e bem evoluído."