Um possível fechamento do hospital São João de Deus, principal referência em saúde de Santa Luzia, na região metropolitana de Belo Horizonte, pode causar prejuízos para a população do município. Esse é o sentimento do aposentado Jeremias Reis, de 74 anos, que é paciente do hospital desde que nasceu. A instituição, que possui 180 anos de história, enfrenta uma crise financeira devido à falta de repasses financeiros por parte da Prefeitura de Santa Luzia.
Jeremias contou, na tarde desta sexta-feira (14), que foi surpreendido com a notícia sobre o risco de fechamento e que o São João de Deus sempre foi uma referência na saúde pública do município. “Vai ficar ruim demais para a população de Santa Luzia se fechar o hospital. Eu e meus filhos nascemos aqui, a maternidade é muito boa. Se fechar, vai ser ruim, pois teremos que ir para hospitais de outras cidades, como Belo Horizonte. Perderemos muito”, comentou Jeremias.
Outra paciente, que não quis se identificar, considera que o fechamento do hospital é uma falta de competência da prefeitura. “Tem dinheiro para o Carnaval e outras coisas, mas para a saúde não tem”, reclamou a mulher.
A reportagem de O TEMPO procurou a diretora do hospital São João de Deus, Ana Fernandes, e recebeu a informação de que ela está participando de uma reunião com o prefeito de Santa Luzia, Paulo Bigodinho (AVANTE).