O ministro da Saúde, Alexandre Padilha (PT-SP), rebateu as críticas da cantora Jojo Todynho ao Sistema Único de Saúde (SUS). Neste domingo (13 de fevereiro), Padilha agradeceu a mobilização popular contrária à artista e em defesa do sistema público de saúde. A influenciadora, de 28 anos, publicou um vídeo afirmando que existe "hipocrisia em quem defende o SUS mas não usa".

"O SUS não é perfeito. Nós sabemos das suas falhas, mas não é esculhambando. Sabemos do que precisa melhorar, mas não é esculhambando que nós vamos defendê-lo e qualificá-lo. O SUS ao longo dessas décadas, salvou muitas vidas, transformou o Brasil para melhor. E é defendendo o SUS que nós podemos fazer um Brasil melhor", disse Padilha.

O ministro da Saúde agradeceu também a cantora Cariúcha, de 41. Ela fez um vídeo em parceria com o Ministério da Saúde em defesa do SUS. "Quero agradecer muito, especialmente, à Cariúcha, que botou a cara na primeira vez. Fez inclusive uma ação junto com o Ministério da Saúde e de graça, hein, gente? Foi voluntária. Defender o SUS é bonito pra caramba", acrescentou.

A polêmica

O vídeo de Caríucha foi publicado no perfil do Ministério da Saúde no Instagram. "Este post teve a participação orgânica e gratuita da influenciadora Cariúcha. Não houve cachê ou pagamento pelo vídeo. A participação tem o intuito de reforçar e divulgar a importância do SUS", informou o Ministério. A artista afirmou que até mesmo os críticos ao sistema de saúde pública utilizam o SUS.

"Todo mundo usa SUS, até quem fala mal usa o SUS e nem sabe. [...] O SUS tá em todo lugar. Tá na prevenção, na fiscalização, no cuidado com a saúde, mesmo quando você finge que não vê. [...] O SUS é necessário pra caramba. O SUS é Brasil pra caramba", disse Cariúcha.

O Ministério da Saúde já havia usado um bordão de Cariúcha para rebater as críticas de Jojo Todynho. "Que mico foi esse? Surgiu uma crítica 'todinha' errada ao SUS, mas logo veio a resposta, 'toda natural, bonita pra caramba' e corretíssima'", diz uma publicação no perfil do órgão. 

Na última semana, Jojo Todynho afirmou que só defende o SUS quem tem plano de saúde e não precisa usá-lo. "O SUS é o maior sistema integrado de saúde gratuito, que é lindo no papel. Projeto magnífico. Diga para mim, ele funciona? Não", disse a influenciadora, em vídeo postado nas redes sociais.

* Com informações de Folhapress