Os moradores de Poços de Caldas, no Sul de Minas Gerais, ficaram mais de uma hora no completo breu na noite dessa sexta-feira (25 de abril). A cidade registrou um apagão de energia elétrica, que interrompeu o fornecimento em 88.820 imóveis por volta das 22h. De acordo com a concessionária DME Distribuição, suspeita-se que o problema tenha se iniciado em um transformador da subestação de Furnas, no município.
Os moradores de Poços de Caldas, no Sul de Minas Gerais, ficaram mais de uma hora no completo breu na noite dessa sexta-feira (25 de abril). A cidade registrou um apagão de energia elétrica, que interrompeu o fornecimento em 88.820 imóveis por volta das 22h. De acordo com a… pic.twitter.com/Lwfhy3uElQ
— O Tempo (@otempo) April 26, 2025+ Mais de 800 bairros da Grande BH podem ficar sem água neste domingo; veja a lista
A empresa informou ter realizado inspeções nas centrais elétricas e nas linhas imediatamente, "realizando as manobras necessárias para o restabelecimento do fornecimento". A normalização da energia na cidade começou às 23h, sendo que a maioria dos imóveis ficou sem luz por um intervalo de 45 minutos a 1 hora.
Nas redes sociais, moradores compartilharam vídeos do breu na cidade. "Apagão total aqui em Poços de Caldas, nem 4G funcionou, por quase 1 hora", comentou Carol (@carollllsm). Outros usuários relataram que cidades próximas a Poços de Caldas também foram afetadas pela queda de energia, como Andradas e Ouro Fino.
Poços de caldas perdeu tudo kkkk estamos as escuras! (Tweetando do computador do trabalho, que fica na zona rural e tem energia)
— PC (@Reispc_) April 26, 2025Quase uma hora de apagão elétrico em Poços de Caldas...escuridão total....
em outras cidades também?
Segundo a DME Distribuição, o fornecimento de energia foi totalmente restabelecido às 0h16. A empresa classificou o desligamento no transformador da subestação de Furnas como uma "perturbação externa ao sistema".
"A causa provável da ocorrência foi o desligamento de um transformador 500kV/345kV na Subestação de Furnas, localizada em Poços de Caldas. A DMED segue acompanhando a apuração do evento junto aos órgãos competentes", informou a concessionária por meio de nota.