O 'novo cangaço' - quadrilha especializada em assaltos a bancos - voltou a invadir uma cidade de Minas Gerais na madrugada desta terça-feira (8 de abril). A ação acontece após 11 meses Dessa vez, o município de Guaxupé, no Sul de Minas, foi aterrorizado por bandidos, que fecharam a cidade, explodiram uma agência da Caixa Econômica Federal e atiraram de fuzil contra a sede da Polícia Militar na cidade. A base da Guarda Civil Municipal e uma viatura da corporação também foram alvejadas.
O último ataque no Estado foi há quase um ano, em Camanducaia, também no Sul de Minas.
Relembre algumas das atuações mais marcantes do grupo:
Grupo explode agência da Caixa e atira contra a do Santander em Camanducaia
Agências bancárias da Caixa Econômica Federal e do Santander foram alvos de um grupo criminoso durante a madrugada do dia 6 de maio de 2024, em Camanducaia, no Sul de Minas. Segundo informações, oito pessoas armadas teriam participado da ação.
Após a explosão da agência da Caixa, os criminosos fugiram sentido a rodoviária de Camanducaia. Eles estavam em dois veículos, um Mitsubishi Outlander e um Jeep Compass. No local do crime, foram recolhidas munições .30 e 7.62. O caso é investigado pela Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG).
Grupo explode caixa eletrônico no Jequitinhonha
Seis meses antes do ataque a Camanducaia, em outubro de 2023, o "Novo Cangaço" aterrorizou a cidade de Itinga na região do Jequitinhonha. O município foi invadido por criminosos fortemente armados, que efetuaram disparos para o alto e aterrorizaram os cerca de 13 mil moradores.
Horas depois, os policiais conseguiram localizar um dos veículos utilizados pelos criminosos na cidade de Itaobim, na mesma região. O veículo tinha placa de Olinda, em Pernambuco. Três suspeitos de participação na ação criminosa foram presos pelas autoridades.
Bando invade Itajubá, atira contra sede da PM e explode caixa eletrônico
Em junho de 2022, a tranquilidade do fim de noite na cidade de Itajubá, no Sul de Minas Gerais, foi interrompida pelos sons de centenas de disparos de armas de fogo quando uma quadrilha do chamado "novo cangaço" invadiu a cidade e explodiu uma agência da Caixa Econômica Federal, na região central do município de quase 100 mil habitantes.
Os criminosos, armados de fuzis, chegaram a efetuar disparos contra a unidade da corporação. Após minutos de terror, os criminosos foram vistos deixando a cidade em dois comboios com cinco veículos, possivelmente um deles em direção à cidade de Pouso Alegre e o outro seguindo rumo a São Lourenço.
Polícia mata 26 criminosos do 'novo cangaço' que planejavam assaltos
Em outubro de 2021, uma ação conjunta da Polícia Militar e da Polícia Rodoviária Federal (PRF) contra o "novo cangaço" terminou com 26 criminosos que se preparavam para um assalto foram mortos pela polícia mineira em Varginha, na mesma região.
O confronto ocorreu em duas chácaras da cidade. Na primeira, 18 criminosos foram mortos quando atacaram os policiais. Na segunda chácara, foram sete mortos. O grupo estava armado com um arsenal de guerra, explosivos e coletes a prova de balas.
Quadrilha explode caixas eletrônicos e leva terror a Jacuí, no Sul de Minas
Oito suspeitos de explodirem caixas eletrônicos levaram terror à cidade de Jacuí, no Sul de Minas Gerais, no dia 8 de abril de 2021. Eles circularam pela cidade com metralhadoras dando tiros para o alto e trocaram disparos com militares. Um suspeito morreu.
De acordo com a Polícia Militar, os criminosos chegaram à cidade em dois carros, um veículo foi para frente de uma agência do Banco do Brasil e o outro ficou próximo ao quartel da polícia. Eles usaram dinamite para explodir os caixas e, logo após o crime, saíram atirando pela cidade na tentativa de intimidar os policiais.
Três criminosos morrem em Brumadinho
Com mais de três quilômetros de extensão, a rua Presidente Vargas, no centro de Brumadinho, na região metropolitana de Belo Horizonte, concentra oito agências bancárias de sete bancos diferentes. E foi justamente nessa via que aconteceu a explosão da Caixa Econômica Federal, no dia 14 de agosto de 2020. Três dos suspeitos morreram no tiroteio com os militares, em frente à agência bancária. Durante a tentativa de fuga, dois criminosos invadiram uma casa, que fica a cerca de 500 metros do banco, e fizeram uma família de refém – pai, mãe e filha –.
Policial e vigilantes são mortos em Santa Margarida
Cerca de 30 homens assaltaram os bancos do Brasil e da Sicoob em Santa Margarida, na Zona da Mata de Minas Gerais, em julho de 2017. Os criminosos assassinaram o cabo Marcos Marques da Silva, de 36 anos, que cruzou com eles em uma esquina. Eles também mataram o vigilante do Banco do Brasil, Leonardo José Mendes, de 53 anos, que foi atingido com tiros na cabeça, mesmo tentando se render. Os criminosos estavam fortemente armados e em caminhonetes.
Homens cobertos com máscaras de palhaços e com coletes a prova de balas invadem Itamonte
Um grupo com, pelo menos, 20 suspeitos fortemente armados, usando máscaras de palhaço e coletes a prova de balas invadiram a cidade de Itamonte, no Sul de Minas Gerais, em 2014 e provocaram um terror no local. Em confronto com a PM, nove bandidos morreram. Todos eram suspeitos de assaltos em outras cidades do Sul de Minas.
Em São Paulo
Sete integrantes do Novo Cangaço são mortos em Campinas
No dia 18 de março de 2018, a Polícia Militar de São Paulo matou sete suspeitos de integrarem uma quadrilha do novo cangaço que em Campinas, interior do Estado. Os suspeitos foram interceptados em uma estrada e não acataram a ordem de parada. Eles trocaram tiros com a polícia. O grupo pretendia cometer um assalto em Joanópolis, também no interior do Estado.
Araçatuba vive terror com ataque de grupo
Homens fortemente armados invadiram e atacaram pelo menos três agências bancárias do centro de Araçatuba em agosto de 2021. Um homem teve a perna amputada após passar de bicicleta próximo a um artefato explosivo. Dois suspeitos foram detidos. A quadrilha tinha cerca de 15 integrantes e provocou terror na cidade.