Ao perceber uma movimentação estranha na rua de sua casa, no bairro Santa Amélia, na região da Pampulha, em Belo Horizonte, um policial militar de folga acabou prendendo um homem de 24 anos, na noite da última quinta-feira (15 de maio), que é suspeito de integrar uma organização especializada no furto de cartões de crédito para clonagem. Câmeras de segurança flagraram o momento em que o suspeito furtou um envelope com um cartão que tinha sido entregue na caixa de correio de um vizinho do militar, um idoso de 60 anos. 

O TEMPO conversou nesta sexta-feira (16) com o agente da Polícia Militar (PM) que realizou a prisão do suspeito, que preferiu não ser identificado na reportagem. O policial conta que o furto aconteceu no último dia 5 de maio deste ano. Na ocasião, um motoboy deixou a correspondência na casa da vítima por volta das 15h20 e, cerca de 1h depois, um Fiat Argo branco parou na porta do imóvel. 

"Esse indivíduo desembarcou e foi até a caixa de correio. Ele inseriu um telefone parcialmente, tirou uma foto e foi até o veículo observando esse telefone, o que ele queria era ver o conteúdo da caixa de correio. Após certificar que o envelope com o cartão ainda estava lá, ele retorna com uma ferramenta e consegue levar o cartão bancário", detalha o PM. 

Ao perceber que tinha sido furtado, o idoso entrou em contato com o banco e realizou o bloqueio. Porém, dias depois, o mesmo veículo retornou ao local pelo menos duas vezes. Da mesma forma que no dia do furto, o homem insere o celular na caixa de correio e, sem encontrar o envelope com o cartão de crédito, deixa o local em seguida. 

Veja o vídeo do momento da ação criminosa: 

Câmeras de segurança flagraram o momento em que um criminoso furta um cartão de crédito que tinha sido entregue em uma casa do bairro Santa Amélia, na Pampulha. O suspeito para de carro na porta do imóvel e usa um celular para fotografar o conteúdo da caixa de correio e conferir… pic.twitter.com/0U1pDb0WII

— O Tempo (@otempo) May 16, 2025

"O que chama atenção é que eles tinham alguma informação, uma vez que foram direto na caixa de correio onde o entregador tinha acabado de deixar o envelope. Eles sabiam que o cartão bancário estava lá", detalha o policial. 

Prisão

Já na noite da última quinta, o suspeito retornou ao imóvel do aposentado pela terceira vez. Após serem surpreendidos pelo idoso, o grupo fugiu arrancando pneu, o que chamou atenção do militar que estava de folga e em casa. 

"Avistei o veículo saindo acelerado da porta da casa do meu vizinho, indo sentido ao bairro São João Batista. Embarquei no meu veículo e fui atrás. No caminho me deparei com uma viatura e repassei as informações. Começamos a rastrear o veículo, até que localizamos o carro em um aglomerado que tem ali no bairro", relembra o policial.

Dentro do veículo, os policiais encontraram o homem de 24 anos, que alegou que o carro teria sido alugado para uma outra pessoa, que não foi localizada pelos agentes. Diante do flagrante, o jovem foi conduzido para a delegacia da Polícia Civil, onde o delegado manteve a prisão em flagrante.  

"Acredito que seja uma quadrilha e que, em breve, teremos mais desdobramentos. Possivelmente eles furtam estes cartões e usam para dar golpes e fazer compras na internet", concluiu o militar. Procurada, a Polícia Civil confirmou que investiga a ocorrência registrada pelo idoso.