A tradicional festa junina de Belo Horizonte já tem data e local para acontecer: entre os dias 11 e 20 de julho, diversas atrações culturais, gastronômicas e artísticas vão compor a 46ª edição do Arraial de Belô, que acontece pelo segundo ano consecutivo no estádio do Mineirinho, na Pampulha. Gastronomia típica e shows musicais de nomes consagrados, como Fafá de Belém, Naiara Azevedo e Geraldo Azevedo estão confirmados para a festança de 2025.
O anúncio do maior festejo junino da capital mineira foi feito nesta terça-feira (01), pela prefeitura da cidade. O período junino, que vai até o final do mês, conta ainda com concurso de melhor prato típico e intervenções artísticas da festança para surpreender a população. Serão 15 apresentações de quadrilheiros em diferentes regiões da capital antes dos dias de festa.
Para este ano, atrações como Fafá de Belém, Naiara Azevedo, Paloma Marques, Mariana Aydar, Alan e Alex e Geraldo Azevedo já estão confirmadas para shows gratuitos no estádio, nos dias 11, 12, 13, 19 e 20 de julho. Além dos shows musicais, o Arraial de Belô também promove o Concurso Municipal de Quadrilhas Juninas, com apresentações de 45 grupos de dança característicos que disputam o título de melhor apresentação e a oportunidade de acessar o Grupo Especial no ano seguinte, que é a elite da disputa.
Mais estrutura e conforto
Pela segunda vez, a festança acontecerá na região da Pampulha. Ano passado, a festa saiu da praça da Estação, no Centro de Belo Horizonte, em função de obras na praça, e ocupou o estádio. Segundo a presidente da Belotur, Bárbara Menucci, o Mineirinho conta com mais estrutura, ampliando a capacidade de público.
“No ano passado, tivemos um público de cerca de 80 mil pessoas ao longo de quatro dias de arraial. Este ano, aumentamos um dia e a expectativa é de crescimento de 35%”, disse Bárbara Menucci.
Para garantir o festejo, um investimento de R$ 8 milhões está sendo aplicado no evento. O aporte vem tanto da Prefeitura de Belo Horizonte, quanto de parceiros e apoiadores, como Caixa Econômica Federal, Câmara de Dirigentes Lojistas e Natura.
Comidas típicas
Como em anos anteriores, uma Vila Gastronômica com o melhor da gastronomia junina vai ser montada no Mineirinho. Bares do Mercado Central de Belo Horizonte, como os bares Casa Cheia, bar Mané, Lá no mercado Café, Bom Grill e Bar Zé da Onça, vão ser os pontos de venda de alimentos. Além deles, os alunos vencedores do 6º Concurso Prato Junino vão poder comercializar a iguaria vencedora a preços populares na festa. Neste ano, o concurso homenageia a afro-gastronomia.
A programação completa está no portal da PBH.