A troca de um botijão de gás com o fogão ligado causou um incêndio com explosão ambiental em um restaurante de Uberlândia, no Triângulo Mineiro, nesta sexta-feira (11/7). O incidente ocorreu durante os preparativos para o almoço e, apesar do susto, ninguém ficou ferido.

Segundo o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), funcionários do estabelecimento relataram que um colaborador foi o responsável por fazer a troca do botijão. Em um determinado momento, ocorreu a explosão ambiental, seguida de chamas intensas.

A troca de um botijão de gás com o fogão ligado causou um incêndio com explosão ambiental em um restaurante de Uberlândia, no Triângulo Mineiro, nesta sexta-feira (11/7). O incidente ocorreu durante os preparativos para o almoço e, apesar do susto, ninguém ficou ferido. pic.twitter.com/otmy7OzurN

— O Tempo (@otempo) July 11, 2025

O CBMMG apontou que, diante da emergência, os três funcionários presentes no local evacuaram rapidamente o ambiente. ""Coincidentemente, o 3º Sargento Alexandro, do Corpo de Bombeiros, lotado no Pelotão de Tupaciguara, passava nas proximidades. Ao perceber a situação, prontamente parou seu veículo e iniciou as ações de combate com apoio de bombeiros civis. Eles montaram uma linha de combate utilizando recursos da faculdade próxima ao local, conseguindo controlar as chamas até a chegada das guarnições do Corpo de Bombeiros Militar", afirmou a corporação.

No estabelecimento, os militares realizaram ações de rescaldo e aplicação de água nas estruturas de madeira do teto que ainda apresentavam calor residual. Segundo o CBMMG, os bombeiros detectaram danos significativos nos botijões de gás: as válvulas de alívio estavam derretidas. Dois botijões apresentavam travamento do êmbolo principal que conecta ao redutor de pressão — possível fator contribuinte para a explosão.

O Corpo de Bombeiros acrescentou que a Defesa Civil de Uberlândia foi acionada para avaliação estrutural e o local foi isolado, ficando sob a responsabilidade do proprietário.