Os ônibus de Belo Horizonte irão circular com o quadro de horário de férias a partir da próxima segunda-feira (14/7). A medida será adotada em todas as 289 linhas do sistema convencional e 24 do sistema suplementar. A mudança é válida até o dia 1º de agosto.
De acordo com Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), não haverá diferença entre o quadro atual e o de férias em 76 linhas convencionais e oito suplementares. "O quadro de horário de férias é implantado em janeiro e na segunda quinzena de julho, períodos em que há uma queda na demanda de passageiros em função de vários fatores, como férias escolares e trabalhistas", justificou.
+ Leia também: Acidente com caminhão-tanque fecha a Fernão Dias no interior de MG
A redução na oferta de viagens é de cerca de 7,3%, conforme a prefeitura. No sistema convencional, a quantidade de viagens ofertadas irá passar de 24.298 para 22,5 mil — o que corresponde a 92,6% de um dia útil típico. Ainda segundo a PBH, na segunda quinzena de julho, a redução do número de passageiros é de cerca de 9,4%, conforme estudo feito em 2024.
"Cada linha foi analisada individualmente, com base em sua respectiva demanda. Neste período de férias, não haverá redução de viagens aos sábados e domingos. Vale destacar ainda que a demanda seguirá sendo monitorada e, caso necessário, ajustes operacionais poderão ser realizados", pontuou.
As informações sobre o quadro de horário de férias estarão afixadas dentro dos ônibus, nas estações e também podem ser consultadas no Portal da PBH, na aba “Dia Util - Férias de Julho”.