O mais novo Patrimônio Natural da Humanidade reconhecido pela Unesco, o Cânion do Peruaçu, no Norte de Minas, foi celebrado neste domingo (13 de julho) com projeções em prédios históricos da Praça da Liberdade, em Belo Horizonte. Durante a solenidade, representantes do governo estadual destacaram o impacto positivo do reconhecimento, que deve impulsionar o turismo na região.
Primeiro local mineiro a receber o título de Patrimônio Natural da Humanidade, o cânion integra o Parque Nacional Cavernas do Peruaçu, localizado a 640 km da capital e a 220 km de Montes Claros. O parque abrange os municípios de Januária, Itacarambi e São João das Missões.
Para marcar a conquista, o Governo de Minas projetou imagens da paisagem do Peruaçu em quatro edificações históricas da Praça da Liberdade: o Palácio da Liberdade, o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), o Museu das Minas e do Metal e o prédio do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG).
A cerimônia oficial ocorreu em frente ao Palácio da Liberdade e contou com a presença de autoridades como o secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas de Oliveira; a secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marília Carvalho de Melo; o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva; e o presidente da Associação dos Sindicatos Rurais do Norte de Minas, Astério Itabayana Neto, representando a cidade de Januária.
Durante os discursos, as autoridades destacaram a expectativa de que o título aumente a visibilidade da região e incentive o desenvolvimento sustentável por meio do turismo. Leônidas de Oliveira lembrou que o Peruaçu já era conhecido por turistas especializados e agora deve atrair novos públicos: “Esperamos um incremento ainda maior de visitantes internacionais com a declaração da Unesco desse porte”, afirmou o secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas de Oliveira.
Com o aumento esperado na demanda turística, o governo e o Sebrae planejam ampliar os investimentos em infraestrutura e qualificação profissional na região. “Com esse título, vamos intensificar nossa parceria para oferecer capacitação aos empreendedores locais”, destacou o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Marcelo Souza e Silva. Ele citou programas já em andamento, como o Prepara Gastronomia, que apoia restaurantes com foco na culinária regional, e o Check-in Turismo, voltado para o aprimoramento de pousadas e da rede hoteleira.
Quem também comemorou o reconhecimento foi Astério Itabayana Neto, que participou da homenagem a convite do governo de Minas, representando a região. Segundo ele, os próprios moradores têm se adaptado para atender os visitantes. “Nossos moradores estão se transformando em guias turísticos, abrindo suas propriedades para oferecer experiências autênticas a quem busca uma hospedagem diferente”, contou. “É uma oportunidade de desenvolvimento econômico em uma região que tanto precisa de alternativas de geração de renda e riqueza para a população” completou destacando o orgulho local com a conquista.
O vice-governador Matheus Simões, que não esteve presente, mas participou por meio de um vídeo gravado exibido na fachada do Palácio, também destacou a beleza e potencial turístico da região.
Desenvolvimento com preservação
Com a expectativa de aumento no fluxo de visitantes ao Vale do Peruaçu, os cuidados com a preservação ambiental da região, que agora é um Patrimônio Natural da Humanidade, também deverão ser reforçados. A secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marília Carvalho de Melo, afirma que o objetivo é promover um turismo responsável, que respeite e conserve o território.
“Já contamos com equipes do IEF, do Ibama e com uma estrutura preparada para receber turistas. O que esperamos agora é uma nova onda de desenvolvimento aliada à preservação. Temos planos de manejo bem definidos na unidade de conservação, que orientam como crescer sem comprometer o patrimônio natural”, explica Marília.