As inscrições para cursos gratuitos de idiomas estão abertas até a terça-feira (22/7), uma iniciativa do Centro de Línguas, Linguagens, Inovação e Criatividade (Clic) da Secretaria Municipal de Educação (Smed) de Belo Horizonte. A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) anunciou, nessa quarta-feira (16/7), a abertura de 975 vagas, ao todo, destinadas a estudantes da Rede Municipal de Educação e à comunidade em geral.
Segundo a PBH, os cursos oferecidos incluem inglês e francês — para níveis iniciante e avançado —, espanhol e português como língua de acolhimento. As aulas serão ministradas de forma remota, por meio da plataforma Google Meet, com início previsto para 4 de agosto e término na primeira quinzena de dezembro.
De acordo com o professor e coordenador do Núcleo de Línguas, William Oliveira Andrade, a iniciativa tem gerado um retorno muito positivo por parte dos participantes. “Eles ficam muito animados e ansiosos para continuar nos níveis intermediário e avançado. Isso mostra que o feedback tem sido bastante positivo”, afirma.
Para o coordenador, aprender uma nova língua representa mais do que uma habilidade acadêmica. “Entendemos que aprender uma língua estrangeira abre portas para novas oportunidades — não apenas de viagem, mas também no mercado de trabalho e na comunicação em um mundo cada vez mais globalizado”, destaca.
Segundo William, os cursos têm uma taxa de aprovação entre 80% e 90%, o que reforça a qualidade da formação oferecida pela rede municipal.
Como se inscrever?
A PBH informou que a prioridade das vagas será para estudantes da Rede Municipal de Educação, enquanto as remanescentes ficarão disponíveis para a comunidade em geral. As vagas são ofertadas pelo Núcleo de Línguas (Nuli) do Clic, que atua desde 2019 com o ensino de idiomas.
As inscrições para os cursos de nível iniciante podem ser feitas neste link, enquanto os interessados nos cursos de continuidade devem se inscrever neste formulário. Os candidatos selecionados serão informados por e-mail até 31 de julho.