O motociclista que matou uma idosa de 78 anos atropelada enquanto empinava uma moto — prática conhecida como dar 'grau' — em Engenheiro Caldas, no Vale do Rio Doce, foi preso preventivamente na cidade vizinha, Inhapim. Maria Ferreira Gonçalves chegou a ser socorrida para um hospital de Governador Valadares, mas não resistiu aos ferimentos. Uma câmera de monitoramento flagrou o acidente.
O homem foi preso em flagrante à época do atropelamento, em 9 de julho, no distrito de São José do Acácio. Contudo, foi liberado depois. A prisão preventiva ocorreu na última segunda-feira (14/7), a pedido do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG). Segundo o órgão, o motociclista "assumiu o risco de matar".
Um jovem de 22 anos atropelou uma idosa, de 78, após empinar a moto que pilotava em Engenheiro Caldas, na região do Rio Doce, em Minas Gerais, nesta quarta-feira (9/7). A vítima precisou ser transferida para um hospital em Governador Valadares, onde passou por uma cirurgia de… pic.twitter.com/1uVT0xZ3Q7
— O Tempo (@otempo) July 10, 2025
"O investigado conduzia uma moto quando, ao passar por um quebra-molas, deliberadamente empinou o veículo, mantendo-se em apenas uma roda. Em razão da manobra perigosa e proibida, o autor perdeu o controle da direção, invadiu a contramão e atropelou a idosa de 78 anos que caminhava pela rua", destaca o MP.
Ao aceitar o pedido de decretação da prisão preventiva, a Justiça considerou que "a liberdade do investigado representa risco à ordem pública, em razão da gravidade da conduta e do desprezo pela vida humana demonstrado". A medida, segundo o MP, também visa garantir a aplicação da lei penal, diante da pena cominada e da repercussão do fato na comunidade local.
'Pessoa muito caridosa'
A morte da idosa gerou repercussão na comunidade local. Francisco dos Santos, de 46 anos, era vizinho da vítima. "Nosso distrito está de luto. Foi uma mulher que ajudou muita gente, principalmente os mais carentes. Era muito caridosa. É uma tristeza a morte dela. Todos nós estamos muito tristes", contou.
Maria Ferreira foi velada em 10 de julho e sepultada na manhã do dia seguinte.