Leques coloridos, glitter, bandeiras do movimento e, principalmente, a alegria dão o tom à 26ª Parada do Orgulho LGBTQIAPN+ de Belo Horizonte, realizada neste domingo (20 de julho) apesar da decisão judicial que reduziu o valor do repasse da prefeitura para o evento. O evento começou às 14h na Praça Tiradentes, na região Centro-Sul da capital, com milhares de pessoas celebrando a diversidade e a liberdade de serem quem são. O evento, que vai percorrer a avenida Afonso Pena até a Praça Sete, conta com caminhão de som, onde DJs e artistas se apresentam.
“A gente deseja que seja um dia lindo, que seja organizado, que seja um dia de mostrar para BH que a gente merece a cidade também. Que não queremos excluir ninguém da cidade. Pelo contrário, queremos fazer tudo com todo mundo junto, porque, com diversidade, a gente sabe lidar”, disse o presidente do Centro de Luta pela Livre Orientação Sexual de Minas Gerais (Cellos-MG), Maicon Chaves. No sábado (19), o Festival Fuzuê, no Parque Municipal Renné Gianetti, marcou a abertura da Parada deste ano.
Veja:
Leques coloridos, glitter e bandeiras do movimento dão o tom à 26a Parada do Orgulho LGBTQIAP+ de Belo Horizonte, realizada neste domingo (20/7). O encontro começou às 14h, na Praça Tiradentes, na região Centro-Sul da capital. O evento, que vai percorrer a avenida Afonso Pena até… pic.twitter.com/u4seSX6bwz
— O Tempo (@otempo) July 20, 2025De acordo com o Cellos, que é o organizador do evento, 300 mil pessoas são esperadas para este ano. “É a parada que mais tem crescido no Brasil. Tem muitos estados aqui, militância do Brasil inteiro, São Paulo, Rio, Pará, Recife, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul e outros. É importante dizer que a nossa parada de BH é um incentivador para as paradas dos municípios pequenos. Talvez, as paradas nessas cidades menores sejam ainda mais importantes, mas que a nossa sirva de motivação para a militância do interior”, acrescentou.
Prefeitura de BH entra com recurso para reverter liminar
Depois de uma semana conturbada para os organizadores da 26ª Parada LGBTQIAPN+, o prefeito de Belo Horizonte, Álvaro Damião (União Brasil) disse que a PBH entrou com recurso para derrubar a liminar que limitava o repasse da verba para a execução do evento.
Assista:
Belo Horizontece recebe a 26ª Parada do Orgulho LGBTQIAPN+ neste domingo (20 de julho). O evento começou às 14h na Praça Tiradentes, na região Centro-Sul da capital, com milhares de pessoas celebrando a diversidade, e segue pela avenida Afonso Pena até a Praça Sete. pic.twitter.com/jOTwh9B0KH
— O Tempo (@otempo) July 20, 2025“A PBH já entrou com o recurso. Mas vamos obedecer à lei sempre. Independentemente de quem seja, vou obedecer a lei. Se a lei mandar fazer de um jeito, farei assim. Se mandar fazer de outro, farei de outro. Mas o recado que deixo para todas as pessoas é que Belo Horizonte é a cidade de todos. Fomos eleitos para governar para todo mundo. Não para o grupo A ou B. Para todos. E é isso que vamos fazer”, afirmou Damião em coletiva para imprensa durante o evento.