Uma operação resgatou 18 trabalhadores em condições degradantes em uma fazenda na zona rural de Ubaí, no Norte de Minas. O grupo vivia em alojamentos insalubres, sem acesso a água potável e com alimentação insuficiente. Entre os trabalhadores resgatados, havia um idoso de 64 anos. A operação ocorreu nesta terça-feira (22/7), envolvendo a Polícia Federal e auditores fiscais do Ministério do Trabalho e Emprego.

De acordo com a Polícia Federal, a operação ocorreu após denúncias que apontavam condições irregulares na manutenção dos trabalhadores. A Polícia Federal identificou que o grupo trabalhava sem equipamentos de proteção individual em quatro carvoarias clandestinas. Ao serem questionados, os proprietários do imóvel justificaram que as terras haviam sido arrendadas.

+ Leia também: Falsa tenente que se dizia filha de coronel e usava imagens de crianças é presa em BH

"Os responsáveis foram notificados e estarão sujeitos a multas administrativas, além de arcar com a rescisão dos contratos de trabalho e encargos trabalhistas devidos", disse a PF. Após o resgate, os trabalhadores foram encaminhados às suas cidades de origem, incluindo São João da Ponte, Ubaí e São Romão.

A Polícia Federal abriu um inquérito para investigar se as práticas configuram crime de redução à condição análoga à de escravo, com pena que pode chegar a oito anos de reclusão.