O abastecimento de água deve ser normalizado em mais de 40 bairros de Santa Luzia, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, nesta segunda-feira (28/7). O fornecimento precisou ser "emergencialmente interrompido" para a realização de serviços de manutenção após o rompimento de uma adutora na rua Bonfim, no centro histórico do município, neste domingo (27/7).

De acordo com a Copasa, a previsão é de que o aterramento da vala seja realizado ainda nesta semana. Por causa do rompimento da adutora, uma "cratera" se abriu na via, o que impediu o trânsito no local e colocou em risco alguns imóveis.

+ Leia também: A cada 72 horas, cinco pessoas morrem por pneumonia em Belo Horizonte

"A Copasa destaca que a equipe de mobilização social esteve presente durante todo o dia, prestando apoio aos moradores afetados. Não houve feridos. A companhia também esclarece que será realizada uma perícia para avaliar os danos e tomar as medidas necessárias", disse a companhia em nota.

Procurada pela reportagem de O TEMPO, a Prefeitura de Santa Luzia informou que a Defesa Civil esteve no local e realizou o isolamento da área. " Foi constatado que uma edificação — onde funciona um bar — sofreu danos estruturais significativos e permanece interditada. A via também segue isolada por tempo indeterminado", disse em nota.

Imóvel foi interditado após o rompimento da adutora - Foto: Alex de Jesus / O TEMPO

Ainda segundo a prefeitura, um morador idoso, de 102 anos, precisou ser retirado de forma preventiva, mas já retornou à residência. "Casas vizinhas foram atingidas por lama, e os trabalhos de limpeza estão sendo realizados, com apoio da Copasa e acompanhamento da Defesa Civil", acrescentou. A prefeitura afirmou que o rompimento da adutora não deixou pessoas desabrigadas ou desalojadas.

Veja os bairros afetados:

Alto da Maravilha, Bela Vista, Bom Jesus, Bonanza, Camelos, Centro, Chácaras Recanto Flamboyant, Condomínio Estancias dos Lagos, Condomínio Recanto da Mata, Córrego Frio, Esplanada, Frimesa, Idulipe, Imperial, Maria Adélia, Mata dos Ipês, Morada do Rio, Moreira, Nossa Senhora das Graças, Nossa Senhora do Carmo, Novo Centro, Parque Boa Esperança, Parque Nova Esperança, Petrópolis I, Petrópolis Ii, Ponte Grande, Ponte Pequena, Quarenta e Dois, Rio das Velhas, Santa Matilde, Santa Monica, São Francisco, São Geraldo, São Joao Batista, Vila das Mansões, Vila Olga, Vila Parnaso e Vila São Mateus.