Nos dias 8 e 9 de julho (terça e quarta-feira), o Parque Municipal Américo Renné Giannetti, no centro de Belo Horizonte, se transformará em um centro de cidadania. Durante esses dois dias, a população terá acesso gratuito a diversos serviços essenciais, como emissão de carteira de identidade, certidão de nascimento e a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea).
Promovida pela Rede Mineira de Ouvidorias Públicas (Rede Ouvir), com participação da Ouvidoria-Geral do Estado (OGE/MG), a ação contará com mais de 20 órgãos públicos parceiros. Além disso, estarão disponíveis consultoria jurídica gratuita, vacinação, agendamento para doação de sangue, orientação sobre políticas públicas e informações sobre vagas de emprego.
Além da oferta de serviços, o evento também busca incentivar o diálogo entre cidadãos e o poder público. Haverá um espaço dedicado para que a população registre reclamações, denúncias, solicitações, elogios e sugestões — uma prática conhecida como escuta ativa.
Realizada anualmente, a iniciativa, segundo o Governo de Minas, terá nesta edição o maior número de atendimentos oferecidos até hoje.
Serviço
Data: 8 e 9 de julho de 2025 (terça e quarta-feira)
Horário: das 9h às 17h
Local: Parque Municipal Américo Renné Giannetti – Centro, Belo Horizonte (MG)
Atendimento gratuito e aberto ao público