Sabores, cores e ritmos do Nordeste embalam a população de Belo Horizonte neste sábado (5/7), na Feira do Mercado de Santa Tereza, na região Leste da capital mineira. O espaço recebe o Festival Nordestino, que reúne artistas e pratos típicos da gastronomia regional. O evento, com entrada gratuita, teve início às 10h e segue até as 18h.

O empresário Márcio Rodrigues, de 42 anos, esteve presente com a esposa e os dois filhos. A família mineira aproveitou o festival para saborear pratos típicos do Nordeste. “Gostamos muito da comida nordestina — o tempero, a variedade de opções. Então trouxemos as crianças para brincar no espaço infantil, enquanto aproveitamos um pouco da comida”, contou, em tom bem-humorado.

Entre as atrações gastronômicas, destaca-se o acarajé da feirante Fabiana Moreira dos Santos, de 47 anos. Filha de baianos, a mineira se especializou na culinária da Bahia. “É uma forma de preservar a origem dos meus pais. A comida baiana é muito rica, diversa, e o povo mineiro gosta muito. Então é muito bom, enquanto mineira e filha de pais baianos, poder fazer essa mistura cultural”, afirmou.

Além da gastronomia e das apresentações de artistas regionais — com forró, baião e xote —, o festival conta com barracas de artesanato e roupas. São toalhas de mesa, panos de prato, bijuterias, peças religiosas e outros artigos que remetem à cultura nordestina.

“São muitas opções com renda, por exemplo, além das estampas com símbolos do Nordeste. O público tem aprovado nossas peças, o movimento tem sido bom”, disse a artesã Maria Cerise, de 65 anos, conhecida como Cherry.

A atividade é a principal fonte de renda da artesã, que participa de diversas feiras na capital mineira. “Belo Horizonte é uma cidade que sabe valorizar esse tipo de evento. O público sempre participa e se mobiliza com a família e os amigos. Em Santa Tereza, a vantagem é que temos um espaço coberto e com estacionamento. Ou seja, um ótimo programa para a família”, completou.