"Toda pessoa, quando se coloca no mundo, precisa de algo que a valide para que possa existir.” A declaração de Karoline Reis, de 20 anos, assistente de diretoria da Sempre Editora, ilustra a importância da identificação com o nome e o gênero registrados nos documentos pessoais. Ela foi a primeira colaboradora do Grupo SADA — maior conglomerado de logística e transporte de veículos zero quilômetro da América Latina — a participar do programa "Assinado, Eu", lançado neste mês de julho para oferecer apoio jurídico e financeiro à retificação de nome e gênero de pessoas trans, travestis e não binárias que integram o corpo de trabalho do grupo empresarial.
A iniciativa busca promover dignidade a funcionários e terceirizados da comunidade LGBTQIAPN+, dando continuidade às ações do Mês do Orgulho. Podem aderir ao programa integrantes do Grupo SADA com, no mínimo, seis meses de vínculo empregatício, ou prestadores de serviço de empresas terceirizadas com contrato ativo há mais de um ano.
O processo tem início com um acolhimento conduzido pelas áreas de Diversidade e Saúde e Bem-Estar do Grupo, que oferecem o suporte necessário para dar continuidade à retificação. Para Karoline Reis, o programa representa um marco em seu processo de transição, iniciado há cerca de seis anos.
“É muito gratificante poder contar com esse apoio, porque muitas empresas se preocupam mais com o marketing externo das iniciativas de diversidade do que com as nuances da presença de uma pessoa trans no ambiente corporativo. O melhor de todo o processo aqui no Grupo SADA foi o acolhimento que recebi desde o meu primeiro dia de trabalho”, conta.
"Assinado, Eu": parceria acelera processo de retificação
O programa para acelerar a retificação de nome e gênero nos documentos pessoais faz parte da política de Diversidade, Equidade e Inclusão do Grupo SADA. Após o acolhimento inicial, tem início a etapa de separação dos documentos necessários. Para alterar os registros oficiais, é preciso reunir cerca de 15 documentos. Alguns deles só podem ser emitidos em cartórios da cidade natal, mediante o pagamento de taxas.
Por isso, o grupo empresarial firmou parceria com o Sindicato dos Cartórios para intermediar o contato com as respectivas autarquias, acelerando a mudança cadastral. Mesmo após o envio da documentação, o departamento jurídico do SADA continua acompanhando o andamento da retificação e se responsabiliza pelo pagamento integral das taxas.
“Esta iniciativa está em linha com o compromisso do Grupo SADA de promover a diversidade, a equidade e a inclusão. Nosso propósito é incentivar uma cultura inclusiva e um ambiente cada vez mais seguro e acolhedor, que possa contribuir para o desenvolvimento do potencial de todos os nossos colaboradores”, afirma Daniela Medioli, vice-presidente do Grupo SADA.
+ Grupo SADA investe mais de R$ 12 milhões em ações sociais e beneficia cerca de 550 mil pessoas
Embora os prazos para a conclusão do processo possam variar conforme a localização dos cartórios, a estimativa é que, em média, a retificação leve cerca de 30 dias. Após receber a Certidão de Inteiro Teor, com o prenome retificado e o gênero redesignado, o colaborador poderá realizar as alterações nos demais documentos junto aos órgãos competentes.
Sobre o Grupo SADA
O Grupo SADA é composto por mais de 30 empresas de diversos segmentos de mercado, sendo o principal o de logística e transporte de veículos zero quilômetro, e forma o maior conglomerado desse negócio na América Latina. Sua solidez está alicerçada em uma história de 48 anos e na visão de um futuro inovador, que transforma e colabora com o desenvolvimento do país.
Presente em mais de 50 cidades em todas as regiões brasileiras, conta também com operações na Argentina. O conglomerado emprega mais de 8 mil pessoas nas áreas de transporte e logística, siderurgia, produção de etanol e distribuição de combustíveis, componentes automotivos, reflorestamento, comunicação, esporte, fundação social e concessionárias de automóveis de passeio e de carga.
O Grupo é motivado pela ideia de que sempre é possível ser e fazer melhor por meio da diversificação dos negócios, do investimento em inovação e em ações de ESG, a fim de criar um impacto positivo na sociedade.