As aulas foram retomadas nesta segunda-feira (7/7) na Escola Estadual Henrique Galvão, em Divinópolis, na região Centro-Oeste de Minas Gerais. As atividades haviam sido suspensas na última sexta-feira (4/7) após uma aluna de 12 anos ser picada por um escorpião dentro da unidade de ensino, que conta com cerca de 550 estudantes, do 1º ao 9º ano do ensino fundamental. O acidente ocorreu durante o período matutino.

Como informado por O TEMPO, a estudante precisou ser socorrida por equipes do Corpo de Bombeiros e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), e foi encaminhada para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município. De acordo com o Corpo de Bombeiros, ela apresentava duas marcas de picada na perna direita. A garota estava consciente e acompanhada por um familiar.

Investigação

Por meio de nota, a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) informou que adotou todas as providências necessárias após o incidente. "Uma equipe da Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Divinópolis acompanha o caso de perto e segue adotando as medidas necessárias para assegurar um ambiente escolar seguro e saudável para todos", destacou.

Na última sexta-feira (4/7), a pasta também adotou medidas para reforçar o controle de pragas e animais peçonhentos na unidade de ensino. Conforme a SEE/MG, as aulas do turno vespertino daquela data deverão ser repostas posteriormente, conforme orienta o Calendário Escolar 2025.

Veja a nota da SEE/MG

"Sobre o ocorrido na Escola Estadual Henrique Galvão, em Divinópolis, na última sexta-feira (4/7), a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) informa que a direção da unidade agiu prontamente e prestou todo o atendimento necessário à aluna envolvida.

Após a atuação da equipe da vigilância sanitária na última sexta-feira, as aulas seguem normalmente nesta segunda-feira (7/7). A escola passou por dedetização durante o período de férias escolares deste ano e realiza manutenções periódicas para prevenir o aparecimento de animais peçonhentos. Ressaltamos que esta foi a primeira vez que a unidade registrou a presença de um animal desse tipo.

A Escola Estadual Henrique Galvão atende atualmente cerca de 550 estudantes, do 1º ao 9º ano do ensino fundamental".