Belo Horizonte registrou, na manhã desta terça-feira (8/7), sensação térmica negativa na região Oeste da cidade. Segundo a Defesa Civil municipal, os termômetros marcaram 10,5 °C, mas, por volta das 5h, a sensação térmica chegou a -1,7 °C. Segundo dados da instituição, com exceção dos dias 1º, 2 e 6 de julho, todos os demais dias do mês registraram sensação térmica negativa na região Oeste de Belo Horizonte. 

A previsão da Defesa Civil indica que nesta terça-feira (8/7) o dia será de céu claro a parcialmente nublado, com frio nas primeiras horas da manhã e também à noite. 

De acordo com a meteorologista Anete Fernandes, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as temperaturas devem permanecer estáveis nos próximos dias, com madrugadas frias e tardes mais amenas. Na quarta e quinta-feira, os termômetros devem variar entre 10 °C e 25 °C. Já na sexta e no sábado, a mínima sobe para 11 °C, mantendo a máxima em 25 °C. 

A especialista destaca ainda que o tempo seco é típico do inverno brasileiro. “O tempo seco é característico da estação, não apenas em Minas Gerais, mas em grande parte do Brasil, especialmente no Sudeste”, explica. 

Para amenizar os efeitos da baixa umidade em ambientes fechados, a meteorologista recomenda o uso de umidificadores ou recipientes com água. “É ideal utilizar umidificadores ou deixar bacias e baldes com água nos cômodos para tornar o ambiente mais confortável”, orienta. 
  
Temperaturas mínimas registradas por regional: 

  • Barreiro: 12,8 °C, às 6h25 
  • Centro-Sul: 10,5 °C, às 4h10 
  • Oeste: 10,7 °C, com sensação térmica de -1,7 °C, às 5h 
  • Pampulha: 10,7 °C, com sensação térmica de 12,3 °C, às 6h 
  • Venda Nova: 10,8 °C, às 6h05