Um incêndio que seria criminoso destruiu, no último sábado (9/8), 25 hectares de vegetação nativa do Parque Estadual Serra Verde, em Belo Horizonte. A área corresponde a 17,6% de toda a unidade de preservação, localizada na região de Venda Nova. 

De acordo com o Corpo de Bombeiros, 13 militares e nove brigadistas do Instituto Estadual de Florestas (IEF) atuaram no combate às chamas entre o fim da tarde de sábado e o início da madrugada de domingo (9/8). 

"A rápida resposta da força-tarefa possibilitou controlar o avanço do fogo, protegendo residências vizinhas, a população do entorno e cerca de 80% da área do parque", detalhou a corporação após o fim dos trabalhos.

Para controlar o fogo, foram utilizados cerca de 1 mil litros de água, além de técnicas manuais e ferramentas específicas para o combate a incêndios florestais. Ao todo, o combate durou cerca de 5 horas, ainda de acordo com os bombeiros, incluindo a extinção dos focos e a realização do rescaldo para prevenir a reignição. 

Apesar do incêndio ser "presumidamente" criminoso, a causa das chamas ainda será alvo de investigação. A mensuração da área destruída, inicialmente uma estimativa, também será devidamente confirmada após perícia de incêndio do órgão ambiental.