Uma mulher de 35 anos morreu no último sábado (9/8) no Presídio de Vespasiano, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. A morte ocorreu uma semana após sua admissão na unidade prisional — conforme a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais (Sejusp-MG), ela chegou ao presídio no dia 2/8. A mulher foi alvo de uma operação que determinou a prisão preventiva por estupro de vulnerável. A causa da morte é investigada.

De acordo com a Sejusp, colegas de cela da detenta acionaram os policiais penais e informaram que ela estava passando mal. "Ela foi rapidamente retirada do local, conduzida à enfermaria e, posteriormente, encaminhada à unidade de pronto atendimento da rede pública local. Entretanto, apesar de todas as providências dos profissionais, ela veio a óbito", disse a pasta.

+ Leia também: Gari morre baleado durante briga de trânsito em BH; suspeito foge após o crime

Ainda segundo a secretaria, ela fazia uso de insulina e outros medicamentos conforme receituário médico. Ela também era acompanhada pelo setor de saúde da unidade prisional. "A direção da unidade instaurou um procedimento interno para apurar administrativamente as circunstâncias do ocorrido", acrescentou.

A investigação criminal é conduzida pela Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG). "O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal, em Belo Horizonte, onde passou pelo exame de necropsia e, após o procedimento, liberado aos familiares. A PCMG aguarda a conclusão de laudos", disse em nota. Conforme a Sejusp, a mulher não tinha registros anteriores no sistema prisional.