Visando promover a cultura de prevenção e autoproteção, o projeto Defesa Civil nas Escolas foi lançado nesta terça-feira (12/8) pelo governo de Minas. A iniciativa tem como objetivo levar educação sobre os riscos, especialmente do período chuvoso, e incentivar a adoção de medidas que podem salvar vidas.

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Na cerimônia de lançamento, o chefe do Gabinete Militar do Governador e coordenador estadual de Defesa Civil, coronel Paulo Roberto Bermudes Rezende, lembrou que, no último período chuvoso, pelo menos metade das mortes registradas em Minas Gerais ocorreu em situações evitáveis.

"Foram em situações em que não só não houve uma correta percepção de risco, mas teve um comportamento que colocou as pessoas numa situação que elas não puderam voltar. Então, é uma rua que foi alagada e um casal saiu para brincar dentro da água e não voltou; é uma pessoa que tentou fazer uma transposição mesmo com toda a comunidade tentando desestimulá-la", citou.

O modelo a ser trabalhado com os alunos nas escolas enfatiza, segundo o coronel Rezende, a prevenção e a preparação, e é inspirado em uma iniciativa adotada no Japão. "Isso salva vidas. A gente pega emprestada a cultura dos japoneses. Eu tive a oportunidade de estar no Japão e, neste ano, retomamos uma parceria com a província de Yamanashi. O que os japoneses fazem com excelência é, sobretudo, preparar as pessoas antes que o fenômeno aconteça", afirmou.

'Poder de modificar'

Trabalhar a prevenção com crianças e adolescentes é essencial, pois, segundo o coordenador estadual de Defesa Civil, eles têm "o poder de modificar a próxima geração".

 "Eles entram dentro de casa e, para quem às vezes fuma, bebe, eles falam: 'Pai, por que você fuma? Por que você bebe?'. Essa mesma lógica vai para os cuidados de outra proteção. E isso também vai valer, sem dúvida alguma, para quando tiver uma chuva ele falar: 'Olha pai, eu aprendi na escola que essa trinca aqui a gente tem como fazer um acompanhamento dela e, se tiver um risco maior, tem como a gente adotar medidas para nos salvar, para nos proteger'", destacou.

Para o coronel Rezende, outro ponto fundamental do projeto nas escolas é que a educação é "sobretudo sobre cuidar das pessoas". "Para a gente [esse projeto] é, de fato, uma mudança de paradigma, uma mudança de cultura", concluiu.

A proposta é que as atividades do programa sejam integradas aos componentes curriculares existentes, sem comprometer a carga horária escolar. Ainda em 2025, 1.323 escolas estaduais que possuem turmas de 4º ano receberão formação para educadores e gestores, que aplicarão a metodologia a partir de 2026. O processo de expansão para o ensino médio também já está em andamento.