A Prefeitura de Belo Horizonte já atendeu cerca de 200 cães e gatos tutelados por pessoas em situação de rua em 2025, por meio do Projeto Maloca. A iniciativa oferece atendimento veterinário completo — incluindo vacinas, microchipagem, vermífugos, controle de parasitas e castração — realizado por equipes especializadas da Secretaria Municipal de Saúde. A informação foi divulgada pela PBH nesta quarta-feira (13/8).
A identificação dos tutores e o acolhimento inicial são feitos por profissionais do Consultório na Rua. Com o consentimento da pessoa atendida, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) é acionado para iniciar o plano de cuidados com os animais. Além do atendimento clínico, os tutores recebem orientações sobre guarda responsável, fortalecendo o vínculo com os bichos e incentivando práticas de proteção e bem-estar.
Reconhecido pelo Ministério da Saúde em 2023, o projeto tem apresentado bons resultados, conforme informações da PBH. Para a gerente de Esterilização de Animais da Secretaria Municipal de Saúde, Aline Bezerra, a iniciativa vai além do aspecto veterinário. “O Projeto Maloca vai além do atendimento aos animais. Ele promove dignidade, acolhimento e fortalece o trabalho social com os tutores em situação de rua. Muitas vezes, os animais representam uma família para essas pessoas, e nada é mais humano do que esse cuidado”, afirmou.
Adoção responsável
A PBH também realiza ações voltadas a cães e gatos que circulam sem tutores pelas ruas. Os animais recolhidos pelo CCZ passam por avaliação veterinária e, quando necessário, recebem tratamento médico. Após a captura, os tutores têm até dois dias para recuperar o animal. Caso isso não aconteça, ele é disponibilizado para adoção responsável.
As adoções podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 16h30. Para adotar, é preciso ser maior de idade, apresentar documento com foto e comprovante de endereço. Todos os animais saem castrados e microchipados — com exceção dos filhotes com menos de quatro meses, que terão a castração garantida para ser realizada posteriormente.