Após adiar o início das obras na avenida João César de Oliveira, que estavam previstas para começar este domingo (10/8) na altura do Hospital Municipal, a Prefeitura de Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, anunciou a nova data para o início da intervenção. A expectativa é que os trabalhos comecem às 6h da próxima quarta-feira (13/8).
A obra busca fazer o nivelamento das pistas da via, que é uma das principais e mais movimentadas da cidade da Grande BH, por onde passam cerca de 59 mil veículos por dia. Além da Estação Hospital Municipal, a segunda etapa dos trabalhos também contemplará as estações Cinco e Fórum, ainda de acordo com o município.
As melhorias fazem parte do Sistema Integrado de Mobilidade (SIM) e têm como objetivo adequar as pistas aos padrões de acessibilidade e inclusão previstos na legislação. De acordo com a prefeitura, a alteração no cronograma teve como foco ampliar a segurança durante a execução dos serviços. “O adiamento do início dos trabalhos tem como objetivo garantir que o local e os desvios estejam melhor sinalizados, para orientação e segurança de motoristas e pedestres”, informou a prefeitura.
Os ajustes visam corrigir eventuais desníveis e eliminar barreiras no embarque e desembarque de passageiros, especialmente pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. As intervenções já estavam previstas no projeto original e incluem a adequação entre os dois sentidos da via nas proximidades das estações.
Ainda segundo o município, não há irregularidades nas estruturas existentes, que foram construídas em conformidade com a Lei Brasileira de Inclusão. A circulação na região será mantida durante as obras, com a utilização de desvios por vias paralelas e alterações temporárias no sentido de trechos da própria avenida João César de Oliveira.
Estudos de tráfego foram realizados para definir as rotas alternativas, priorizando ruas com maior capacidade de absorver o fluxo desviado da principal via de Contagem.
Toda a intervenção pode durar 6 meses
As obras estão divididas em etapas; após o serviço em frente ao Complexo Hospitalar de Contagem, os trabalhos seguirão nas estações Cinco e Fórum, também na João César de Oliveira. Ao todo, as intervenções podem durar cerca de 180 dias. De acordo com o subsecretário de Obras de Contagem, João Gustavo, este trecho do pacotão de obras do SIM tem um investimento de R$ 22 milhões.
Em entrevista ao O TEMPO, ele explicou que o nivelamento na avenida João César de Oliveira visa adequar o pavimento às estações de ônibus da via, em conformidade com a Lei Brasileira de Inclusão (nº 13.146/2015). “O que está sendo feito é uma adequação da via às estações para atender à lei, que é posterior ao projeto original. A obra garante que um cadeirante, ou qualquer pessoa com deficiência, possa acessar as estações no mesmo nível do piso do ônibus, sem degraus e sem riscos”, disse.
CHANCE DE ATRASO. Como o cronograma das obras abrange o período chuvoso, a partir de outubro, o subsecretário João Gustavo afirma que há possibilidade de adiamento das intervenções. "O nosso contrato atual é de seis meses, ou 180 dias. A proposta é que consigamos concluir a pavimentação em 120 dias. Esse período extra poderá ser utilizado em caso de interferência da chuva. Existe, sim, a tendência de atraso, por se tratar de uma obra de pavimentação", afirmou.
Como fica o trânsito?
- Trecho que será bloqueado: pista no sentido Sede/Eldorado, entre o Proma Brasil Automotiva LTDA até o quarteirão do Complexo Hospitalar de Contagem, na altura do Assaí Atacadista.
Desvio: seguir pela avenida João César de Oliveira ➡️ virar à direita na rua Haeckel Ben-Hur Salvador ➡️ seguir até a praça Cinco ➡️ virar à esquerda na av. Alexandre Diniz Mascarenhas ➡️ seguir até a av. João César de Oliveira, onde poderá virar à direita e seguir seu trajeto.
- No sentido Eldorado-Sede, o fluxo da avenida seguirá normal.
Confira na ilustração:
Fonte: Prefeitura de Contagem / Divulgação
Alterações nos pontos de ônibus
Pontos desativados:
- avenida João César de Oliveira s/n, próximo a Isomonte
- avenida João César de Oliveira, 4.321, próximo ao Assaí Atacadista
Pontos provisórios:
- rua Haeckel Ben-Hur Salvador, próximo ao nº 199 – Próximo à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico
- rua Haeckel Ben-Hur Salvador, próximo ao nº 829
- av. Alexandre Diniz Mascarenhas, 220, próximo ao posto de gasolina
Orientação
A Prefeitura de Contagem informa que toda a área de obras e os desvios serão sinalizados com faixas e indicações visuais para motoristas, pedestres e usuários do transporte público. A orientação é para que sejam utilizadas rotas alternativas, a fim de evitar o trecho da avenida João César de Oliveira durante as obras. Aplicativos como Waze e Google Maps estarão atualizados.
“Temos consciência dos impactos que essas intervenções causarão, mas é importante deixar claro que elas são essenciais para a implantação do Sistema Integrado de Mobilidade (SIM). São incômodos temporários, porém necessários para que um novo sistema de transporte público funcione e traga benefícios permanentes a todos”, afirma a prefeita de Contagem, Marília Campos.