Ao longo do mês de agosto, a Prefeitura de Belo Horizonte intensifica suas atividades de sensibilização sobre a importância do aleitamento materno e da doação de leite humano. As ações fazem parte da campanha global da Semana Mundial do Aleitamento Materno e do Agosto Dourado, com destaque para a capacitação dos profissionais de saúde e a atuação do Mobiliza SUS, além da distribuição de materiais educativos em áreas de grande circulação.

Embora agosto seja o mês de maior destaque, a Secretaria Municipal de Saúde desenvolve diversas ações ao longo do ano focadas na promoção da saúde infantil e na redução da mortalidade de crianças, especialmente as prematuras. A cidade conta com o Posto de Coleta de Leite Humano (PCLH) na Unidade de Referência Secundária (URS) Saudade, que também capacita centros de saúde para se tornarem Unidades de Coleta de Leite Humano (UCLH).

Atualmente, Belo Horizonte possui 15 dessas unidades e, semanalmente, as equipes de Saúde da Família visitam as casas das doadoras para coletar o leite, que é levado até a URS Saudade, onde passa por armazenamento e rigoroso controle de qualidade. Após essa etapa, o leite é enviado para o Banco de Leite da Maternidade Odete Valadares, onde é pasteurizado e destinado aos recém-nascidos em UTIs neonatais.

Outro destaque é o Hospital Metropolitano Odilon Behrens (HOB), gerido pela Prefeitura, que também possui um Posto de Coleta de Leite Humano para atender lactentes internados. As coletas são realizadas nos horários das 8h, 11h, 14h e 17h. Além disso, o hospital oferece apoio, orientação e coleta de leite materno de mulheres externas à instituição que desejam doar.

Caso haja alguma dúvida, o contato pode ser feito por meio do e-mail: gnut.postodecoleta@pbh.gov.br.

Como se tornar uma doadora de leite materno?

Qualquer mulher que esteja amamentando, em bom estado de saúde e sem utilizar medicamentos que afetem a produção de leite, pode ser uma doadora. Mais informações estão disponíveis pelo telefone (31) 3277-7796 ou diretamente nas 15 unidades de saúde habilitadas como UCLH.

Para doar leite materno, é necessário apresentar documento de identidade e a caderneta de pré-natal, com os resultados dos exames realizados durante o acompanhamento.