Belo Horizonte segue registrando fortes contrastes no clima: manhãs frias e tardes quentes e secas. Nesta quarta-feira (20/8), a cidade registrou mínima de 12,4 °C, e a previsão indica termômetros chegando a 28 °C - variação de mais de 16 °C. Mas quem acha que isso indica o fim definitivo dos dias frios está enganado. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), massas de ar frio ainda podem atuar no país até setembro, aumentando a chance de dias com temperaturas amenas, sobretudo no início da manhã. Ao mesmo tempo, a tendência indica tardes ainda mais quentes, aumentando ainda mais a amplitude térmica diária.
A meteorologista do Inmet, Anete Fernandes, explica que a tendência é de temperaturas elevadas durante a tarde em Belo Horizonte, chegando a 29 °C nos próximos dias, com mínimas entre 13 °C e 14 °C. Essa condição é típica desta época do ano e deve se intensificar a partir de setembro, mas o frio ainda pode ocorrer.
"Normalmente, as maiores temperaturas do ano são registradas entre o fim do inverno (marcado para 22 de setembro) e o início da primavera. Nesta época do ano, além de prevalecer céu claro (sem nuvens), a estação seca já atua há bastante tempo. Entretanto, episódios frios, com o avanço de massas de ar frio, ainda podem acontecer", garante.
Leia mais: Colegas do gari Laudemir fazem protesto e pedem que Renê vá a júri popular
Segundo a especialista, não há previsão de massas de ar frio atuando no estado nesta semana, e o tempo deve permanecer seco. "Uma frente fria irá avançar sobre o país trazendo instabilidades e, na retaguarda, uma massa de ar frio tende a declinar as temperaturas em grande parte do país, mas nenhum dos sistemas afetará Minas Gerais. Por aqui, o tempo permanecerá muito seco, o que vai favorecer grande amplitude térmica diurna, ou seja, temperaturas amenas pela manhã e muito elevadas à tarde", afirma.
Chuva deve começar em setembro
Para quem está com saudade da chuva, a especialista afirma que as primeiras pancadas já chegam à capital no próximo mês. "Elas sinalizam o declínio da estação seca e costumam vir acompanhadas de rajadas de vento, muitos raios e até precipitação de granizo, embora o volume de chuva possa ser muito baixo", alerta.
Oficialmente, contudo, o período chuvoso começa em outubro, quando há maior volume de chuva. "A transição para o período chuvoso normalmente ocorre no decorrer do mês de outubro. A estação chuvosa costuma se estabelecer entre o fim de outubro e o início de novembro", finaliza.