O Governo de Minas autorizou, nesta quinta-feira (21/8), o início das obras de construção da ponte sobre o Rio São Francisco, que vai ligar os municípios de Manga e Matias Cardoso, no Norte do estado. A ordem de serviço foi assinada em solenidade realizada em Manga, com a presença do governador Romeu Zema e do vice-governador Mateus Simões.

Com a ordem emitida, o consórcio Ponte Francisco, vencedor da licitação conduzida pelo Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG), já pode mobilizar equipes e equipamentos para dar início à execução em campo, prevista para começar nas próximas semanas.

“Estou muito feliz com o anúncio da ordem de início dessa obra, que já foi prometida tantas vezes e nunca iniciada. No mês que vem, já teremos equipamentos e máquinas operando. Não é uma obra que vai parar, o recurso já está definido, depositado em uma conta e só poderá ser sacado para pagar a construtora à medida que a obra avançar”, afirmou Zema.

Integração regional

A ponte faz parte do programa Caminhos pra Avançar, considerado o maior conjunto de obras de infraestrutura rodoviária em Minas nas últimas décadas. A ligação é vista como um marco para a integração do extremo Norte com o Noroeste mineiro, o Oeste da Bahia e a BR-135, beneficiando especialmente as populações ribeirinhas.

Segundo o vice-governador, a obra será decisiva para impulsionar o desenvolvimento local. “Essa obra vai transformar a realidade do lado de cá do São Francisco porque a região de Manga não conseguiu se desenvolver como o lado de lá, do ponto de vista de agricultura e irrigação, porque a conexão para a produção de frutos era ruim. Então, a partir de agora, a condição de desenvolvimento de um polo de fruticultura do lado de cá poderá transformar o Norte de Minas”, destacou Simões.

O projeto deve facilitar o deslocamento de estudantes e trabalhadores, como os que atuam no Projeto Jaíba, considerado o maior projeto público de irrigação em área contínua da América Latina. Além disso, reduzirá o tempo de viagem, aumentará a segurança dos usuários e deve impulsionar o turismo no Vale do Peruaçu, reconhecido pela Unesco como Patrimônio Natural Mundial.

Investimento e modelo de contratação

Serão investidos R$ 250 milhões na construção da ponte, com recursos do Acordo Judicial de Brumadinho, firmado entre o Governo de Minas, Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), Ministério Público Federal (MPF), Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG) e a Vale.

A licitação foi a primeira em Minas a utilizar a cláusula de retomada, prevista na Nova Lei de Licitações (Lei 14.133/2021). Esse mecanismo garante que, em caso de descumprimento do contrato pela empresa vencedora, a seguradora seja obrigada a indenizar o Estado em 30% do valor total ou assumir a execução da obra.

“Essa foi a primeira licitação que o Estado fez de uma obra em grande vulto, com cláusula de retomada, com seguro adicional, para poder assegurar que essa obra comece e termine da melhor forma possível. Esse povo espera essa obra há 50 anos”, afirmou o diretor-geral do DER-MG, Rodrigo Rodrigues Tavares.

Estrutura da ponte

O projeto prevê uma ponte de 1.160 metros de extensão e 13,8 metros de largura, com passeios laterais para pedestres. Também será construída uma variante de 2.940 metros, interligando a travessia às rodovias MG-401 e MGC-135, além de três interseções de acesso a Manga, Matias Cardoso e comunidades vizinhas.

No total, serão 4,1 quilômetros de obras, que utilizarão asfalto borracha, produzido a partir do pó de pneus descartados, tecnologia que alia durabilidade e sustentabilidade.