Uma mulher de 30 anos foi presa, nessa sexta-feira (22/8), após sair para trabalhar e abandonar uma bebê de um ano e seus outros filhos dentro de uma casa sem energia elétrica em Caxambu, no Sul de Minas. Os irmãos da bebê encontrados no local são um adolescente de 12 anos e outras duas meninas de sete e quatro anos.

De acordo com o Boletim de Ocorrência (B.O.), a Polícia Militar (PMMG) foi acionada pelo Conselho Tutelar de Caxambu para ir até a residência onde havia crianças abandonadas. Ao chegarem no local, os militares se depararam com a bebê chorando na janela  e tentaram fazer contato com alguém que estava no interior do imóvel — o que não funcionou.

Dessa forma, os policiais entraram na residência e encontraram, além da pequena, os outros irmãos dela. As autoridades perguntaram ao menino de 12 anos onde estava a mãe deles, e ele respondeu que ela havia ido trabalhar em uma restaurante da cidade. 

No estabelecimento, os militares encontraram a mulher, que confirmou ter deixado as crianças em casa para trabalhar. Porém, ela havia pedido uma outra filha dela, de 14 anos, tomasse conta dos demais irmãos. Porém, as autoridades relataram que a adolescente não estava em casa no momento em que chegaram.

Casa insalubre: sem energia e com fezes de cachorro, mau cheiro e lixo

No registro policial, os militares relataram que a residência era totalmente insalubre, com fezes de cachorro espalhadas por toda a casa, fraldas descartáveis jogadas pelo chão, mau cheiro, além de um quarto cheio de lixo. Além disso, os PMs disseram que a residência não possui energia elétrica, que a cama onde as crianças estavam deitadas estava tomada por lixo e que ainda havia um cachorro com aparente situação de maus tratos.

Diante das circunstâncias, a mulher foi presa e encaminhada para a delegacia da Polícia Civil para prestar depoimento. As crianças permaneceram sob os cuidados de uma conselheira tutelar.