Um estúdio fotográfico sobre rodas estacionou na Praça Raul Soares, no Centro de Belo Horizonte, na tarde deste domingo (24/8), e chamou a atenção de quem frequentava o espaço por uma oportunidade inusitada. Quem se ofereceu para entrar na cabine itinerante pôde registrar retratos gigantes que, posteriormente, farão parte de uma grande instalação do Circuito Urbano de Arte (CURA BH). 

As fotografias são registradas dentro de um veículo do projeto Inside Out, uma iniciativa itinerante criada pelo artista francês JR, que já percorreu diversos países. A ação deste domingo aconteceu ao mesmo tempo que a Virada Cultural de Belo Horizonte

Estudante de arquitetura, Karen Monteiro, de 24 anos, não hesitou em participar da experiência e ficou feliz ao ver seu rosto na fotografia gigante, impressa na hora. “Gosto muito de intervenções urbanas, vejo isso como uma forma de as pessoas estarem presentes nos espaços”, avaliou a jovem. 

A deputada federal Célia Xacriabá (PSOL-MG) também foi convidada a participar da experiência e elogiou o projeto. “A cultura pode movimentar multidões. Cultura é transporte, porque quando as pessoas não querem ouvir mais nada, elas escutam a cultura”, declarou. 

Fundadora e curadora do CURA, Priscila Amoni explicou que, em parceria com o projeto Inside Out, os retratos produzidos no veículo itinerante serão usados em uma grande instalação que será exposta no início de setembro, durante uma nova etapa do Cura BH.

“Ele vai captar a impressão de um território. Aqui, vai imprimir o rosto de quem frequenta a Raul Soares. E isso é importante porque neste ano estamos com o conceito de 'precificar'. A gente quer que essa praça se torne cada vez mais habitável, mais parque. Queremos imprimir essa diversidade de rostos para fazer uma instalação que vai durar cinco dias e que vai mostrar quem foram as pessoas que passaram por aqui durante este tempo”, explicou.