O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) Regional Médio Piracicaba foi inaugurado nesta semana pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região do Médio Piracicaba (CISURG-MP). O serviço conta com uma unidade em Itabira, na Região Central do estado, e outras seis bases descentralizadas para auxiliar nos atendimentos de urgência e emergência em 27 municípios da região. Elas estão instaladas nos municípios de Rio Vermelho, Ferros, São Domingos do Prata, Barão de Cocais, João Monlevade e Guanhães.
“Estamos dando um passo histórico na saúde regional. Essas bases descentralizadas significam mais eficiência, mais vidas salvas e mais cuidado com a nossa população. Pela primeira vez, o SAMU chega a municípios que nunca tiveram acesso a esse serviço essencial, mostrando a força do trabalho conjunto entre os municípios e o nosso compromisso com a vida", disse o prefeito de Itabira e presidente do CISURG-MP, Marco Antônio Lage.
A gestão do SAMU Regional ficará sob responsabilidade do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região do Médio Piracicaba (CISURG-MP). A Central de Regulação, instalada em Itabira, será a porta de entrada do serviço: todas as chamadas feitas para o número 192 serão recebidas no local, que acionará a equipe mais próxima da ocorrência. O modelo integrado garante atendimento ágil ao cidadão, independentemente da cidade onde ele esteja.
O custeio do serviço será dividido entre os municípios consorciados, o Governo de Minas e o Ministério da Saúde. Essa cooperação assegura a sustentabilidade financeira do projeto e a continuidade do atendimento, além de permitir melhor aproveitamento dos recursos, expansão da cobertura e a oferta de um serviço de qualidade — até então inexistente em várias cidades da região.