Uma ação motivada pela força de fazer o bem, capaz de reunir empresas e colaboradores que transformam vidas — a dos outros e a própria — por meio do voluntariado. O Match CMVC 2025, promovido pela CDM Projetos Sociais de Alto Impacto, por meio da Comunidade de Voluntariado Corporativo (CMVC), beneficiou diretamente mais de 350 colaboradores do Núcleo Assistencial Caminhos para Jesus, organização apoiada neste ano. A atividade, às vésperas do Dia do Voluntariado celebrado nesta quinta-feira (28/8), teve como tema “Cuidando de quem Cuida”, reconhecendo a importância de se atentar para os profissionais que atuam no cuidado diário.
Durante todo o dia da ação, realizada no dia 21 de agosto, os colaboradores da instituição puderam participar de mais de 20 atividades pensadas especialmente para eles. Grupos focais realizados pela CDM, em conjunto com a alta gestão e profissionais do Núcleo, tornaram possível a compreensão, de maneira profunda, do perfil e necessidade de cada um. Com isso, foram realizados atendimentos, rodas de conversa, workshops, oficinas, palestras educativas e vivências de bem-estar. A programação também incluiu apresentações culturais e musicais.
Participaram da ação mais de 150 voluntários das empresas integrantes da comunidade de voluntariado corporativo, como Grupo SADA, Instituto Marina & Flávio Guimarães, Grupo BMG, Copasa, Pharlab, Instituto Tauá, Instituto Unimed-BH, Zurich Seguros, Aliança, AngloGold Ashanti, Cemig, Cibra, Fundação Vallourec, Instituto Algar, CSN Cimentos, Petronas, Patrus Transportes, Instituto MRV&CO, Instituto Localiza, Sicoob Credicom, Laszlo, Faculdade de Ciências Médicas, Odontoprev e Vale.
Diretor de Gente e Gestão do Grupo SADA, Alexandre Sena ministrou como voluntário no evento uma palestra sobre cultura e clima organizacional. “Foi uma experiência simplesmente incrível e maravilhosa. Compartilhar conhecimento em um ambiente tão acolhedor, repleto de pessoas dedicadas a transformar vidas, foi inspirador e enriquecedor. Mais do que levar conteúdo, saí de lá com o coração cheio, aprendendo com cada olhar atento e cada troca sincera. Momentos como esse reforçam o poder da colaboração e do propósito em comum, construindo espaços mais humanos, solidários e transformadores”, diz ele.
Força do trabalho
Conforme destaca Vivian Ramos, gerente de projetos da CDM, a ação mostra a força do trabalho em rede e da atuação genuína que o voluntariado tem. “São várias empresas que têm negócios diferentes, mas que estão juntas em prol de uma mesma causa. Esse trabalho gera impactos e deixa um legado muito importante”, diz ela.
Vivian relata que todo ano é escolhida uma instituição para oferecer o trabalho de voluntariado em rede. As ações não são restritas a um dia, e há vários frutos posteriores. “Tem empresas que vão oferecer mentorias contínuas de gestão de pessoas, outras que farão reformas e melhorias na infraestrutura da instituição”, diz ela.
A gerente de projetos da CDM afirma ainda que a potência do voluntariado vai muito além dos resultados para quem recebe as ações. “É uma transformação social. Atualmente, temos várias pesquisas que demonstram os resultados também para quem doa, relacionados à saúde mental, bem-estar, desenvolvimento de habilidades e competências. É um ganha-ganha, uma transformação genuína e integrada”, afirma.